Itapevi ganha novo bicicletário com 70 vagas

Localizado ao lado da Estação Itapevi, o bicicletário possui uma área de 50 m²

sex, 31/08/2007 - 9h10 | Do Portal do Governo

O município de Itapevi recebeu, ontem (30), um novo bicicletário, com capacidade para 70 bicicletas. A obra, entregue pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, por intermédio da CPTM, faz parte da estratégia do governo do Estado de São Paulo de disseminar esses estacionamentos na capital e grande São Paulo.

“Implantar bicicletários junto às estações da CPTM é possibilitar a conexão de dois sistemas de transportes limpos, que não agridem o meio ambiente”, afirmou o diretor de Planejamento, Alberto Epifani, que representou o secretário José Luiz Portella e o presidente da CPTM, Álvaro Armond. “A bicicleta é um grande ganho para a população, pois é um meio de transporte de baixo custo. Já percorremos vários caminhos, como criar ciclovias, mas não há como estimular esse meio de locomoção se não oferecermos espaços seguros, como esse, para guardar o equipamento”, completou.

Durante o evento, que contou com a presença de representantes do grupo Prociclista, da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e da sociedade civil, houve apresentação dos “bikers” Sérgio Ricardo Balu e Luiz dos Santos Arroz, ao som dos DJ´s Dament, Robert e MC MVS, o Marcus. Localizado ao lado da Estação Itapevi, o bicicletário possui uma área de 50 m², com piso de concreto, cobertura e segurança para controlar os acessos e preservar as bicicletas ali depositadas.

Totalmente gratuito, funcionará das 6 às 21 horas. A idéia é estimular o usuário a se locomover de bicicleta até a estação, de onde partirá de trem para o trabalho, escola ou outros destinos. Esse é o segundo bicicletário administrado pela CPTM, inaugurado neste ano. O primeiro, na Estação Pinheiros, foi entregue em maio. A companhia continuará a revitalizar espaços desse tipo já existentes e construir novas áreas, ao longo de sua rede de 83 estações comerciais, que atendem 22 municípios. As novas unidades seguirão o mesmo padrão visual e de funcionamento.

Programa Ciclista Cidadão

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Transportes Metropolitanos lançou a campanha Ciclista Cidadão, a qual permite o acesso de ciclistas aos trens da CPTM e Metrô, aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 20 horas, com embarque sempre no último carro das composições. Desde o lançamento da campanha até o dia 26 de agosto, a CPTM registrou cerca de 8,5 mil embarques com bicicletas nas seis linhas do sistema. Liderando o ranking, está a Linha F (Brás-Calmon Viana), com quase 2,4 mil acessos, seguida da Linha E (Luz-Estudantes), que também serve a zona leste da capital, com 1,7 mil entradas de ciclistas.

A medida visa incentivar o uso desse meio de transporte, que a exemplo do trem, não polui. Além disso, a bicicleta tem baixo custo e favorece o acesso da população a equipamentos de lazer, saúde, educação e serviços.

Modernização da Linha B (Julio Prestes-Itapevi)

O Governo do Estado de São Paulo vai investir, até 2010, cerca de R$ 285 milhões em obras de modernização e infra-estrutura na Linha B, da CPTM, por intermédio da Secretaria de Transportes Metropolitanos. As obras consistem em readequação de pátios e oficinas, vedação de faixa patrimonial (muros), modernização de via permanente, sinalização, telecomunicações, sistemas de energia e rede aérea, além de intervenções em 13 estações.

A Linha B compreende 41,5 km de via, com 20 estações de Júlio-Prestes a Itapevi, e mais 4 paradas na extensão até Amador Bueno. Entre os benefícios que as obras proporcionarão estão a redução de intervalo entre trens para 5 minutos e aumento da Média de Usuários Diária (MDU) para 422 mil (atualmente o intervalo é de 7 a 9 minutos nos horários de pico e a MDU é de 334 mil).

SERVIÇO:

Estação Itapevi Local: R. Pires de Oliveira, 51 – Centro Horário de funcionamento: das 6 às 21 horas. Número de vagas: 70. Uso gratuito – necessário cadastramento, realizado na hora, no próprio local.

Da CPTM

(J.H.)