Itapevi ganha escola para 1,9 mil alunos

Inauguração aconteceu nesta sexta-feira, 30, com presença do governador José Serra

sex, 30/11/2007 - 18h43 | Do Portal do Governo

Atualizada às 20h09

A cidade de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, ganhou nesta sexta-feira, 30, uma escola com capacidade para abrigar 1.900 estudantes: a Escola Estadual do Conjunto Habitacional Itapevi-E, situada na estrada Elias Alves Costa, no Parque Boa Esperança, que foi inaugurada pelo governador José Serra.

Tão logo conheceu as dependências da nova escola, o governador Serra autorizou que a unidade permaneça aberta nos finais de semana. “Queremos fortalecer a integração entre os moradores do conjunto habitacional e a escola. Essa quadra será presença obrigatória no cotidiano dos novos estudantes, ainda mais nos finais de semana”, observou.

Serra aproveitou para lembrar que o governo paulista vai liberar recursos para a cobertura de cerca de 2,3 mil quadras escolares em todo o Estado. “Vamos construir mais de 70 escolas nos próximos anos”, completou Serra. Segundo ele, uma nova política de liberação de recursos implantada na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) garantirá mais agilidade na reforma das unidades escolares. “Colocamos fim à burocracia de modo que uma ata geral aberta na concorrência de uma escola poderá ser usada para outras unidades”, explicou.

Nova unidade

Na construção da nova unidade de ensino do município, iniciada em outubro do ano passada e recém-terminada, o governo investiu R$ 3,6 milhões. O prédio tem 15 salas de aula por onde passarão 80 professores responsáveis por 45 turmas.

A escola entrará em funcionamento a partir do próximo ano e atenderá o 2º Ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. “É uma obra de extrema importância para toda a região de Itapevi. Trata-se de uma reivindicação da comunidade, que agora passa a contar com uma escola moderna e bem equipada”, afirma a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que aproveitou a presença maciça de alunos da região para agradecer o grande número de alunos que participaram do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nos dois últimos dias. “Somente em Itapevi e nas cidades vizinhas, 98% de nossos alunos prestaram as provas”, afirmou Maria Helena.

Comemoração

Os investimentos do Governo do Estado no Parque Boa Esperança foram bem recebidos pela comunidade, sobretudo pelos pais de estudantes da região. Isso porque a unidade escolar trará mais comodidade aos jovens, que deixarão de se deslocar diariamente do Conjunto Habitacional da CDHU para a região central do município. “Meu filho vai poder chegar mais cedo em casa”, comemorou a dona-de-casa Neli Mendes Cardoso, moradora da região. Ela conta que seu filho, Tiago Mendes Cardoso, chegava em casa às 23h30, uma hora depois do encerramento das aulas.

Mas não foi apenas a economia de tempo que animou os moradores. A oportunidade de praticar esportes e preencher o tempo ocioso é a grande expectativa dos jovens. A dona-de-casa Hilda Rodrigues disse que seu neto, Leandro de Oliveira, matriculado na quinta série do Ensino Fundamental, não vê a hora de estrear a nova quadra de futsal nas aulas de educação física.

Com a inauguração de hoje, o Estado passa a contar com 5.391 unidades escolares. A rede estadual de ensino conta com 240 mil professores, que atendem cinco milhões de estudantes.

Saiba mais sobre outros investimentos do governo do estadual na região

Cleber Mata e Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)