Itapeva ganha novo Polo Regional do Projeto Guri

Polos regionais trazem novo modelo pedagógico com ampliação da faixa etária dos alunos

qui, 29/10/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Associação dos Amigos do Projeto Guri (AAPG) inaugurou na semana passada, 23, as instalações do Polo Regional de Itupeva. Com isso, encerra-se o ciclo de inaugurações dos 13 polos criados para descentralizar a administração da associação e fortalecer sua proposta educacional. 

A cerimônia de inauguração contou com uma apresentação de choro realizada por professores do Projeto Guri na cidade e de uma aula-show realizada pelo grupo Seis com Casca, que apresentou aos estudantes de escolas públicas alguns dos instrumentos musicais a que os jovens têm acesso no Guri. 

Localizados em cidades estratégicas para a atuação do Projeto, os Polos Regionais devem fortalecer a aplicação da proposta educacional aliada às características de cada região – como é o caso de Itapeva, que possui há um ano um Polo educacional do Projeto Guri. “A região de Itapeva é muito rica em sua produção musical, especialmente no gênero da viola, e acreditamos que essa tradição irá tanto contribuir quando se fortalecer com o trabalho do Polo Regional na cidade”, afirmou o secretário municipal da Cultura e Turismo da cidade, Davidson Panis Kaseker. “A presença do Polo Regional não só contribui para mudar a vida de muitas crianças e jovens, como também para alargar os horizontes profissionais dos músicos da região”. 

A implantação dos novos Polos traz também novidades na proposta de ensino do próprio projeto. Entre elas está a ampliação da faixa etária dos alunos, que podem se matricular a partir dos sete anos de idade. Além disso, as aulas para todas as turmas passam a acontecer três vezes por semana, com duração de uma hora e quinze minutos cada, ao contrário das duas aulas atuais. O Polo Regional também receberá visitas mensais de professores da região para intercâmbio de informações. 

Para Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, o Polo Regional de Itapeva é um exemplo da nova fase em que entra agora a organização. “Itapeva sempre foi um local muito querido do Guri, e acreditamos que este Polo Regional irá evidenciar ainda mais o talento da região para a cultura e para a música”. 

Os demais Polos Regionais do Projeto Guri estão localizados nas cidades de São José do Rio Preto, Jundiaí, São Carlos, Presidente Prudente, Jaú, São José dos Campos, Santos, Araçatuba, Marília, Ribeirão Preto e Sorocaba, além do Polo de Itapeva e da capital São Paulo. 

Do Projeto Guri