Itapetininga recebe o 30º AME do Estado

Ambulatório de alta resolutividade atenderá população de 11 municípios; na ocasião também foram entregues vicinais recuperadas

sáb, 26/06/2010 - 8h00 | Do Portal do Governo

Itapetininga recebeu neste sábado, 26, o 30º Ambulatório Médico de Especialidades implantado no Estado de São Paulo. A unidade será referência para uma população de aproximadamente 377 mil habitantes, atendendo 11 municípios da região, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na ocasião, o governador Alberto Goldman também entregou a recuperação de três estradas vicinais, onde foram aplicados R$ 21,3 milhões.

Com sua capacidade plena de atendimento, o ambulatório poderá realizar até 191 mil consultas médicas, 72 mil consultas não médicas (psicólogos, enfermeiros e nutricionistas), 48 mil sessões de fisioterapia e 444 mil exames de apoio diagnóstico. Com uma área de 2.367,43 m2, a unidade teve um investimento total de 5,5 milhões.

“As pessoas poderão ser atendidas com hora marcada, não vão ter que fazer exames em vários locais, já que a grande maioria dos exames já está colocada neste ambulatório. Ou seja, sai com o diagnóstico e, às vezes, até com tratamento já determinado ou pequena cirurgia já feita”, explicou o governador.

O AME Itapetininga, que deve iniciar suas atividades em julho, terá atendimento em 24 especialidades médicas, como cardiologia, cirurgia vascular e cirurgia geral, e 14 tipos de exames de apoio diagnóstico, como eletroencefalografia, eletroneuromiografia, mamografia e endoscopia, entre outros.

“Itapetininga ganha um modelo de atendimento ambulatorial moderno, que agiliza o diagnóstico e evita que as pessoas tenham que ir de um lugar para outro para fazer consultas e exames. É um grande avanço para a saúde de toda a região”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

A unidade fica na Rua Pedro Marques, 723, Itapetininga e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Confira as especialidades do AME Itapetininga:

Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Fisiatria; Gastroenterologia; Obstetrícia (alto risco); Hematologia; Infectologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia;  Reumatologia; Urologia.

Serviço de apoio diagnóstico: Audiometria/Impedanciometria; Colposcopia;  Eletrocardiograma;  Ecocardiografia/Doppler vascular/Ultrassonografia; Endoscopias; Eletroencefalografia;  Eletroneuromiografia, Espirometria; Mamografia; Holter/MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico; Nasofibroscopia; Estudo Urodinâmico.

Outros Serviços: Serviço Social; Nutrição; Psicologia; Enfermagem; Pequenas cirurgias; Reabilitação

Sobre os AMES

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, conseqüentemente, desafogando os hospitais.

Recapeamento de vicinais

Foram investidos R$ 21,3 milhões na recuperação das estradas vicinais Leopoldina Maria das Dores, em Alambari, Ovídio Plens/Antônio Antunes Filho, entre Capela do Alto e Iperó, e Sarapuí-Pilar do Sul – SPV-093, nos municípios de Sarapuí e Pilar do Sul.

“Todas as vicinais do Estado estão sendo recuperadas, assim como todas as SPs, as rodovias estaduais”, afirmou o governador Alberto Goldman. As obras entregues neste sábado fazem parte da 3ª etapa do Programa Pró-Vicinais, uma parceria do Governo do Estado com centenas de Prefeituras paulistas, que recupera importantes estradas pertencentes aos municípios. O programa busca atender a grande demanda por transportes existente no interior do Estado, de forma a garantir condições adequadas para interligação com as principais rodovias do país. No total, cerca de 74 mil pessoas, habitantes dos cinco municípios atendidos, serão beneficiadas com as obras.

Das Secretarias da Saúde e dos Transportes