Ital promove semana de transferência de tecnologia de cereais e chocolate

Evento começa na segunda-feira, 4, no auditório do instituto, em Campinas

sáb, 02/08/2008 - 9h13 | Do Portal do Governo

Cursos, seminários e palestras técnicas, todos concentrados em um único período e local. Assim será a Semana Tecnológica do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, um órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A programação começa na segunda-feira, 4, e segue até sexta-feira, 8. 

O público-alvo é composto por profissionais das indústrias de chocolates, balas, confeitos e de produtos de cereais; pesquisadores e estudantes de áreas correlatas ao setor; profissionais de micro, pequenas, médias e grandes empresas interessadas em se aprimorarem tecnologicamente. Ao mesmo tempo em que o instituto auxilia na viabilização de inovações no setor, tem também o objetivo de promover o intercâmbio entre esses setores e, por meio desse contato, direcionar os trabalhos realizados pelo Cereal Chocotec.

Trata-se do único centro tecnológico que reúne trabalhos em pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços nos setores de chocolates, balas, confeitos, cereais, farinhas e panificação. Treinamentos ocorrem ao longo de todo o ano, mas é na Semana Tecnológica que toda a potencialidade do Cereal Chocotec pode ser conhecida por participantes do País inteiro.

“Muitos deles se deslocam para Campinas para fazer cursos de um dia. Pediram, então, por anos consecutivos, que juntássemos em uma semana mais eventos para que otimizassem a vinda”, explica a pesquisadora Ana Lúcia Fadini, uma das coordenadoras do evento. Essa primeira edição da Semana marca também a comemoração dos aniversários do Cereal Chocotec e do Ital, em agosto.

A elaboração do programa foi feita levando-se em consideração tendências e discussões em pauta em cada segmento, segundo Ana. A coordenação da Semana Tecnológica do Cereal Chocotec, que também conta com os pesquisadores Flávio Montenegro, Jane Menegaldo Snow e Valdecir Luccas, destaca alguns temas a serem abordados.

São eles: biscoitos, barras de cereais, pão de queijo, qualidade tecnológica da farinha de trigo, achocolatados em pó, drageados salgados, atividade de água e chocolates. Serão oferecidos, também, seminários que abordarão gomas de mascar, gorduras e alimentos funcionais e para fins especiais, além de um workshop sobre a ISO 22.000. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ital)

SERVIÇO:

Semana Tecnológica Cereal Chocotec

Data: 4 a 8 de agosto (horários dos diversos eventos paralelos disponíveis no site http://www.ital.sp.gov.br/chocotec/semana_tecnologica/index.html)

Local: Auditório do ITAL – Av. Brasil, 2.880, Jardim Brasil – Campinas/SP

 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)