Ital: Princípios da tecnologia de carnes são abordados em capacitação online inédita

Com duração de três dias e inscrições abertas, curso contará com a CDA, outro órgão da Secretaria de Agricultura do Estado

sex, 16/10/2020 - 11h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Os princípios da Ciência e Tecnologia de Carnes serão abordados ao longo de três dias em curso online inédito do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que está com inscrições abertas até segunda-feira (19).

A capacitação teórica com aulas práticas em vídeo ocorrerá entre os dias 20 a 22 de outubro, coordenada pelo Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, unidade que possui 44 anos de experiência em segurança e qualidade de carnes e produtos cárneos.

Além dos pesquisadores Manuel Pinto Neto, Márcia Mayumi Harada Haguiwara, José Ricardo Gonçalves e Renata Bromberg e da assistente técnica Márcia Regina Cucatti Alves, do CTC, representa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento o diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Bruno Bérgamo Ruffolo.

A programação inclui ainda a diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Charlí Ludtke, e os professores Sérgio Bertelli Pflanzer Junior, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Abrangência

Também ministram aulas Marcos Bisinella, consultor especialista em carnes suínas e embutidos, Andréa Mesquita, CEO do Território da Carne, Bruna Bonato Turriziani, engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF, e Antonio Guimarães e Rodolfo Moreira, representantes comerciais da Multivac do Brasil.

“Uma das vantagens desse formato de curso é a sua abrangência, podendo atender em todos os pontos do País e até mesmo do exterior de forma bastante eficiente. Com práticas incluídas em forma de vídeo, é possível acompanhar em detalhes processos e metodologias”, ressalta Manuel Pinto Neto, um dos coordenadores da capacitação, que tem como requisito mínimo curso técnico ou graduação incompleta na área.

“Nosso objetivo é proporcionar conhecimento para crescimento em funções técnicas na linha de abate, no processamento primário e no controle de qualidade de carnes”, acrescenta.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.