ITAL participa da organização do Metroalimentos 2008

O Ital tem intensificado sua dedicação à área metrológica

dom, 07/09/2008 - 17h33 | Do Portal do Governo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Ital/Apta/SAA), é co-promotor do Simpósio de Metrologia para a Gestão da Qualidade dos Alimentos (Metroalimentos 2008), que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento, cuja promoção é feita pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), irá abordar a importância dos aspectos metrológicos em toda a produção da cadeia alimentar.

“A metrologia pode ser definida como o estudo das medições. Ela está na base da ciência e da tecnologia em qualquer área. Sempre usamos medidas, para qualquer coisa. Conseguir interpretar, avaliar, ter senso crítico quanto aos resultados é fundamental”, resume a coordenadora da comissão científica do simpósio e pesquisadora do Ital, Margarete Okazaki. Nas etapas de produção de alimentos, desse modo, essa ciência ocupa papel central.

O objetivo central do Metroalimentos 2008 é harmonizar o conhecimento dos atores que compõem a cadeia produtiva de alimentos, desde aspectos terminológicos até um âmbito maior que abrange a cultura metrológica aplicada à área. A idéia é promover um intercâmbio de informações entre organismos governamentais, institutos de pesquisa, entidades educacionais, empresas e laboratórios privados.

O programa é composto por debates entre essas esferas. Dentre os temas em foco estão a rastreabilidade, impacto da metrologia na exportação, acreditação de laboratórios, gestão da qualidade laboratorial, validação de métodos analíticos, barreiras não-tarifárias e incerteza de medições.

O Ital tem intensificado sua dedicação à área metrológica, contribuindo para um maior reconhecimento da importância da metrologia aplicada à área de alimentos. “Um marco foi a criação do Comitê de Alimentos dentro da Remesp, em que trabalhamos intensamente”, aponta Margarete, que coordena o comitê. O diretor-geral do Ital, Luis Madi, é membro da diretoria da rede. No Metroalimentos, além de Madi, que faz parte da comissão organizadora, e de Margarete, também participam as pesquisadoras Dilza Mantovani e Luciana Miyagusku, ambas na comissão científica.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(S.M.)