Ital oferece especialização em tecnologia de carnes

As aulas começam em fevereiro e seguem até dezembro de 2008

qua, 21/11/2007 - 19h39 | Do Portal do Governo

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes (CTC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para a formação da turma 2008 de seu curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Tecnologia de Carnes. As aulas começam em fevereiro e seguem até dezembro.

Oferecido desde 2000, o curso já formou 140 pessoas. O período de matrícula dura até as 25 vagas serem preenchidas. “O curso foi planejado para dar ao profissional uma visão global das indústrias de carne suína, bovina e avícola, as bases científicas e tecnológicas dos processos e produtos manufaturados nessas indústrias. Tem um conteúdo programático que permite ao aluno assumir posições de supervisão ou gerência, preparado para agir com base em conhecimentos teóricos e práticos”, resume o coordenador da especialização e diretor-técnico do CTC, Nelson Beraquet.

O curso tem forte orientação prática. Também inclui a realização de visitas a empresas de reconhecida relevância no setor. Dentre os objetivos está fazer com que o profissional, ao concluir sua especialização, esteja apto a trabalhar na produção, controle de qualidade e gerenciamento de unidades de produção, compreenda o significado dos insumos e equipamentos no processamento e os fundamentos técnico-científicos de utilização de processos e conservação de produtos, além de poder explorar os potenciais de tecnologias emergentes.

A especialização é ministrada por pesquisadores do Ital e, ocasionalmente, profissionais brasileiros e estrangeiros convidados para falar sobre assuntos específicos. O público-alvo é formado por profissionais de diversas áreas em ciências exatas e biológicas, abrangendo desde recém-formados com perspectivas de assumir cargos nas áreas de produção, desenvolvimento e garantia da qualidade até profissionais com boa vivência empírica dentro das indústrias, mas que querem conhecer melhor as bases técnicas e científicas.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento