Ital: Num ano, mais de 8 mil laudos

Instituto foi criado em 1963 e chamava-se Centro Tropical de Pesquisas de Tecnologia de Alimentos

ter, 02/10/2007 - 11h07 | Do Portal do Governo

Criado em agosto de 1963, o Ital era então chamado Centro Tropical de Pesquisas de Tecnologia de Alimentos (CTPTA), um anexo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A autonomia de instituto foi obtida em julho de 1969. Alguns números podem dar idéia do ritmo de atividades que o órgão mantém atualmente. Em 2006 ele realizou 44,5 mil análises de produtos, emitiu 8,5 mil laudos, obteve a aceitação de 416 propostas de assistência tecnológica e realizou 51 eventos. Em junho deste ano, tinha um total de 320 profissionais e de 234 estagiários.

O Ital foi a primeira instituição pública brasileira a obter a certificação ISO 9001. Também foi o primeiro a conquistar a ISO 17.025, conhecida como ISO Laboratorial. “Há empresas chegando até nós por causa dessa certificação, pois isso garante controle de sigilo e de uma série de outros aspectos”, revela Madi.

Atualmente, dispõe de nove unidades especializadas desenvolvendo trabalhos relativos a segmento alimentício específico, como carnes, frutas, balas e similares e, até mesmo, embalagens. As unidades possuem laboratórios e, em alguns casos, plantas-piloto – versão em menor escala de uma unidade industrial. Os clientes são empresas de diferentes portes das áreas de alimentos e embalagens. Os produtores rurais – voltados à pós-colheita, desenvolvimento de produtos e processos – compõem outro segmento. Há ainda estudantes e professores universitários, público abarcado pelos diversos tipos de treinamentos que a instituição oferece.  

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial  

SERVIÇO

Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)

Telefone (19) 3743-1700

Avenida Brasil, 2.880 – Jardim Chapadão – Campinas

www.ital.sp.gov.br