IPVA: Nesta quarta-feira vence a primeira parcela ou parcela única com desconto de veículos com plac

Desconto para quem optar por pagamento em parcela única este mês é de 3,5%

qua, 18/01/2006 - 9h01 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 18, vence a primeira parcela ou parcela única com desconto do IPVA de veículos com placa final 8. O desconto para quem optar pelo pagamento integral e à vista é de 3,5%. Para pagar o imposto, basta apenas fornecer o número do Renavam do veículo.

Em dezembro, a Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), órgão da Fazenda, remeteu aos proprietários de veículos o aviso de vencimento, no qual consta os valores, dados do veículo e opções de pagamento. Esse aviso não poderá ser usado como guia de recolhimento do imposto. Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode utilizar uma das agências bancárias conveniadas, os terminais de auto-atendimento ou até os sistemas de Internet Banking oferecido pelas instituições financeiras.

Ao todo, 12 bancos estão autorizados a receber o IPVA-2006. São eles: Banco do Brasil, Unibanco; Nossa Caixa; Bradesco; HSBC; Caixa Econômica Federal; Itaú; Santander; ABN Real; Banespa; Sudameris e Schahin. Casas lotéricas estabelecidas no Estado de São Paulo também estão aptas a recolher o imposto.

Os veículos de carga (caminhões) têm escala de pagamento diferenciado. Na hipótese de pagamento parcelado, as mesmas poderão ser pagas, sucessivamente, nos meses de março, junho e setembro.

A exemplo de anos anteriores, não haverá alteração de alíquotas. Carros a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal (valor de mercado), apurado durante o mês de setembro de 2005. Carros a álcool pagam 3% sobre o valor venal. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação continuarão isentos.

C.C.