IPT: Três laboratórios ganham certificado de qualificação

A avaliação é feita de acordo com critérios técnicos e de gestão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

ter, 06/06/2006 - 14h09 | Do Portal do Governo

A Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) concedeu certificado de qualificação a três laboratórios de ensaio do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). O documento atesta o reconhecimento da qualidade do trabalho. A avaliação é feita de acordo com critérios técnicos e de gestão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, específica para laboratórios de ensaio e calibração. Eles são integrados à Remesp e o processo de seleção é conduzido por consultores da própria rede, que realizam auditorias. Os laboratórios do IPT reconhecidos foram os de Análises Químicas Orgânicas, de Análises Químicas Inorgânicas e de Têxteis e Confecções.

O reconhecimento dos seus ensaios constava do Plano de Negócios do Centro de Metrologia Química (CMQ) do instituto. Essa proposta era vista como caminho para a aproximação com o mercado, principalmente os clientes que necessitam de demonstração formal da qualidade do laboratório.

“Por meio dessas ações procuramos dar apoio tecnológico à sociedade em diversas áreas nas quais o vasto espectro da química se aplica, numa demonstração do embasamento técnico-científico existente”, afirma Vera Ponçano, diretora do CMQ. O Laboratório de Referências Metrológicas está passando também pelo processo de reconhecimento. Vera garante que os do CMQ “participam sistematicamente de programas de comparação interlaboratorial, buscando demonstrar a sua competência de forma clara e objetiva”.

A instituição 

Integrados à rede da Remesp, os laboratórios do IPT poderão usufruir, além do certificado de qualidade, de benefícios para o aperfeiçoamento de seus serviços, com a participação em treinamentos e seminários promovidos para a comunidade. A Remesp é uma instituição de importância estratégica no desenvolvimento tecnológico da metrologia no Estado de São Paulo. Suas principais atividades são a criação de programas de treinamento para qualificar profissionais da área, banco de dados sobre trabalhos e serviços metrológicos, cadastro de consultores do setor para assessoria técnica aos laboratórios e instalação de comitês de discussão. É apoiada por universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos, escolas técnicas e entidades de classe.

Da Assessoria de Imprensa do IPT