IPT testa caixas de papelão ondulado que guardam urnas eletrônicas

Instituto é considerado referência técnica nos editais de aquisição e substituição dessas caixas

sex, 05/10/2012 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou cinco diferentes testes nas caixas de papelão que guardam as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é garantir que os equipamentos cheguem íntegros aos mais distantes rincões do País para a realização das eleições municipais neste domingo, 7 de outubro.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Dentre os ensaios realizados pelo IPT para testar a integridade das caixas estão vibração (empilhamento que reproduz a situação de transporte em baú de caminhões); compressão (para verificar a deformação em função de cargas aplicadas sobre a embalagem); fadiga de alça (para checar se as alças nas laterais resistem aos esforços de manuseio durante as etapas de transporte e instalação das urnas), queda (a integridade da caixa e do equipamento depois de uma queda de 97 centímetros) e levantamento de caixas (ocorrência de deformações em uma situação prática de manuseio dos equipamentos).

As caixas de papelão são fabricadas de acordo com critérios técnicos definidos em edital do TSE, que contou com o apoio do IPT para sua elaboração. Elas devem ter uma vida útil de dez anos, a mesma das urnas eletrônicas

Do Portal do Governo do Estado