IPT: Tecnologia nacional aos 107 anos

Maior instituto de pesquisas da América Latina, IPT completa 107 anos atento às necessidades tecnológicas das empresas

sex, 23/06/2006 - 17h52 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – SCTDE, completa em junho (24) 107 anos, ampliando sensivelmente o atendimento aos setores público e privado. A atuação junto às pequenas e micros empresas por meio de projetos inovadores faz parte de seu reposicionamento estratégico que visa a levar a ciência e tecnologia à produção. Alinhado às novas demandas nacionais, tem buscado antecipar-se às necessidades das empresas brasileiras, por meio de ações pró-ativas. A expansão de sua capacidade técnica e tecnológica, resultado de pesquisas, convênios e parcerias com institutos de pesquisas nacionais e internacionais, universidades e empresas públicas e privadas, permite-lhe responder de maneira eficiente às demandas tecnológicas atuais, mantendo-o como referência nacional em CT&I.

Formado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, o IPT investe em novas tecnologias, melhoramento de processos e, principalmente, em inovação. Esta vocação para o novo ao longo de mais de um século levou o IPT ao posto de liderança na orientação e solução de problemas tecnológicos nacionais. Hoje, sua atuação se dá nas áreas de engenharia civil, metalurgia, madeiras, mecânica e eletricidade industrial, engenharia naval e oceânica, transportes, química, geologia, couros e calçados, biotecnologia, tecnologia ambiental, normalização e qualidade industrial, informação tecnológica, informática, educação de nível superior e treinamento.

Visando a dar maior agilidade aos seus serviços sem perder sua capacidade técnica, patrimônio responsável pela credibilidade que a instituição desfruta ao longo de sua atuação, o Instituto passa por um processo de reestruturação, preparando-se para responder aos desafios deste novo milênio.

Fruto da visão inovadora de um grupo de professores da recém fundada Escola Politécnica de São Paulo, que em 1899 cria o Gabinete de Resistência dos Materiais para dar suporte aos projetos de construção civil, semente do que seria o maior e mais abrangente instituto de pesquisas da América Latina. Os grandes avanços da ciência e tecnologia do final do século XIX e início do XX, a necessidade de tirar o Brasil de uma estrutura agrária e ingressá-lo na era da industrialização, que já ocorria em diversas partes do mundo, lançaram as bases do IPT. A partir daí, esteve presente em todas as etapas da história contemporânea do País, com importante participação no processo de industrialização desenvolvendo novas tecnologias, além de participar ativamente das grandes obras de infra-estrutura nacional como barragens, hidroelétricas, estradas, metrôs, ferrovias, plataforma de petróleo, etc.

Assessoria de Imprensa IPT