IPT: Tecnologia, ferramenta de competitividade para micro e pequeno empresário

"Competitividade das micro e pequenas empresas no mercado global por meio da extensão tecnológica" é o tema do evento

qua, 18/10/2006 - 14h36 | Do Portal do Governo

Com 94,22% das empresas atendidas alegando que tiveram seus problemas técnicos total ou parcialmente resolvidos e solicitariam um novo atendimento, o Programa de Unidades Móveis (Prumo) do IPT apresenta duas novas unidades nos setores de Cerâmica e de Madeira e Móveis aos micro e pequeno empresários. Os laboratórios móveis estarão abertos à visitação em outubro (23) durante o evento “Competitividade das Micro e Pequenas Empresas no mercado global por meio da extensão tecnológica”.

As unidades móveis do Prumo têm como meta solucionar os problemas técnicos das MPEs no chão de fábrica, com um laboratório móvel e equipe especializada. A tarefa é identificar, por meio de ensaios realizados em produtos, possíveis deficiências em matérias-primas, processos ou na qualidade final. O atendimento prioriza a análise do processo produtivo com observação de eventuais deficiências na organização do fluxo de produção e de processos. Busca-se, assim, a melhor utilização dos recursos instalados na indústria, a melhoria da qualidade e a introdução do empresário às normas técnicas do seu produto, sempre que elas existirem. A visita dura de um a dois dias. A primeira delas é custeada em 80% pelo Sebrae-SP e o restante pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O programa conta também com o apoio da Fapesp e já atua nas áreas de Transformação de Borracha, Confecções, Couro e Calçados, Transformação de Plástico e Tratamento de Superfícies. De todos estes setores, mais de 50% dos empresários atendidos conquistaram novos clientes após o atendimento. Destes, 97,43% no mercado interno e 6,78% no mercado externo, sendo que 44,44% das empresas também alegam aumento em seu faturamento de até 31%.

O evento, que acontecerá no IPT, tem entre suas atividades o depoimento de empresários atendidos pelo Prumo, apresentação dos resultados do programa até hoje e palestras sobre o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex) – outra ferramenta do IPT para adequar produtos às normas técnicas internacionais -, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) e Extensionismo Tecnológico – ferramentas tecnológicas para aumentar a competitividade das MPEs. As palestras serão feitas por representantes do IPT, do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A iniciativa conta também com o apoio do Centro das Indústrias do Estado De São Paulo (Ciesp) e Federação das Indústrias do Estado De São Paulo (Fiesp).

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 3767-4282 ou e-mail felcp@ipt.br.

Serviço

Local: IPT – Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária

Data: 23 de outubro de 2006

Horário: das 8h30 às 12h00

IPT – Assessoria de Comunicação Social/Imprensa