IPT: Renovação e inovação é o tema do Bate-Papo com o presidente do Instituto na próxima terça-feira

“Renovar e inovar: o IPT de cara nova” também é tema do artigo de Guilherme Ary Plonski com balanço de sua gestão à frente do Instituto

seg, 24/04/2006 - 9h14 | Do Portal do Governo

“O Brasil e, em particular o Estado de São Paulo, deposita esperanças crescentes na inovação tecnológica como eixo estruturante de um novo ciclo de desenvolvimento sustentável. Para que o conhecimento efetivamente, e não apenas potencialmente, beneficie a sociedade – gerando oportunidades de trabalho qualificado, renda digna, eficiência no uso dos recursos e bem estar – é essencial entender a inovação menos como uma coleção de façanhas científicas e técnicas pontuais e mais como um conjunto de processos sistêmicos.”

“Os institutos públicos de pesquisa destacam-se entre os agentes da inovação. Além dos componentes mencionados, os institutos têm condições excepcionais para atuar como articulação entre os mundos acadêmico, empresarial, governamental, financeiro e comunitário – freqüentemente segregados ou mal conectados. A renovação dos institutos de pesquisa públicos brasileiros, com tradição de relevantes contribuições aos ciclos de desenvolvimento anteriores, é um investimento especialmente necessário e de elevado retorno no limiar do século XXI. ‘Renovação’ – foi a mensagem precisa e concisa do Governador Geraldo Alckmin ao me endereçar, em julho de 2001, convite para assumir a posição de Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Conduzir uma instituição desse valor, sucedendo a expoentes tais como o Prof. Ary Frederico Torres (que se tornou o primeiro Presidente do BNDES) e o notável Dr. Alberto Pereira de Castro foi uma missão apaixonante e profissionalmente engrandecedora.”

“A conquista do Prêmio Finep 2002 de Inovação Tecnológica das mãos do Presidente da República, no primeiro ano em que foi concedido a instituições de pesquisa, marcou o início de um novo estágio de visibilidade do IPT na sociedade e no Estado. O IPT se posicionou em novos temas-chave da economia do conhecimento, tais como tecnologias aplicadas à segurança pública, nanotecnologias e e-gov, preparando massa crítica para mercados que serão dominantes no futuro. No contexto do apoio à inovação nas empresas, vale destacar a participação do IPT no Cietec, a maior incubadora de base tecnológica da América Latina, assim como a sua presença em três dos cinco parques tecnológicos previstos no Estado.”

“O Instituto tem participado dos principais foros voltados à criação de um ambiente mais propício à inovação tecnológica no País, como no recente estabelecimento dos marcos legais para a inovação nos âmbitos federal e estadual. Especialmente relevante foi o surgimento do “Observatório de Tecnologia e Inovação”, instrumento de suporte à inovação concebido e gerido pelo Instituto. Outra iniciativa do IPT, inédita em nosso meio, é o ‘Espaço Tecnologia’ na Assembléia Legislativa, que promove a aproximação entre o parlamento estadual e o sistema paulista de ciência e tecnologia.”

“(Um) conjunto de movimentos combinados de valorização da tradição e abertura para a inovação permitiu que, no início de 2005, o Instituto preparasse e negociasse um compromisso de gestão com o Governo do Estado. Esse compromisso foi não só integralmente cumprido como superado no que diz respeito às receitas próprias (que hoje representam quase 60% do orçamento). Invertendo mais de 15 anos de resultados contábeis negativos, o resultado líquido positivo foi atingido num ano de formidáveis ajustes na instituição, um bem-sucedido esforço do Instituto para equilibrar as suas contas, mantendo – e quando factível aumentando – a sua relevância tecnológica para o setor produtor e para as políticas públicas.”

“Renovar significa ‘inovar de novo’ e, assim, paradoxalmente fazer da inovação uma tradição. No IPT, essa renovação contínua foi acelerada no contexto recente de indiscutíveis ameaças econômicas, tecnológicas e financeiras globais. Os dividendos colhidos nesse período de renovação reforçam o patrimônio estadual que, bem cuidado e compartilhado, garantirá tanto ao IPT quanto a paulistas e brasileiros um papel de destaque no novo ciclo de crescimento sustentável do País, amparado na inovação tecnológica e no desenvolvimento humano integral.”

AGENDA

25/04/2006 – 11:00 Renovar e inovar: o IPT de cara nova Guilherme Ary Plonski – Engenheiro, é professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP, professor associado da Escola Politécnica da USP e diretor superintendente do IPT (2001-2006) plonski@ipt.br