IPT recebe visita de delegação chilena

Comitiva veio em busca de informações sobre eficiência energética

qui, 08/10/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

Representantes da Superintendência de Eletricidade e Combustíveis do Chile visitaram na semana passada, 1º de outubro, os laboratórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo era conhecer a estrutura do Instituto e, principalmente, o sistema de certificação de produtos elétricos e de combustíveis, o sistema de etiquetagem de eficiência energética e obter informações sobre o processo de normalização. 

A visita incluiu o Laboratório de Combustíveis, de Motores, Metrologia Elétrica, Equipamentos Elétricos e Instalações Prediais. “Gostamos do fato de o IPT ter todos os laboratórios, com grande capacitação e multidisciplinaridade, dispostos num mesmo espaço. A estrutura está bem à frente dos nossos laboratórios”, afirma Sergio Barrera Pérez, engenheiro eletricista do Departamento de Produtos no Chile. 

A delegação chilena contou com um profissional do Departamento de Normas e Estudos, Marcos Lara, e a engenheira Evangelina Chinetti, do mesmo Departamento de Pérez. Chinetti falou da falta de investimento em laboratórios no Chile, principalmente nos laboratórios de eficiência energética, e do mercado que é considerado restrito, se comparado com o nosso. 

“Como eles têm deficiência em laboratórios nessa área, o intuito é gerar negócios e abrir as portas do IPT, para que possam se espelhar nos programas de certificação de produtos do Brasil” – ressalta Douglas Messina, pesquisador do IPT. “No entanto, deve haver uma articulação entre os governos brasileiro e chileno que facilite convênios e prestação de serviços. Outros países já demonstraram interesse em nossos serviços, como Uruguai – que conheceu a estrutura do Laboratório de aquecimento de água no IPT – e o México, que pretende gerar aproximação neste ano com relação a energia solar”, completa. 

Do IPT