IPT recebe inscrições para o Programa Novos Talentos; veja como participar

Objetivo é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado

ter, 07/06/2016 - 17h29 | Do Portal do Governo

Estão abertas, até o dia 21 de julho, as inscrições para candidatos ao programa Novos Talentos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O objetivo do programa é apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O programa está aberto a candidatos de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, desde que atendam as qualificações previstas para cada caso e tenham foco em temas científicos e tecnológicos de interesse do Instituto.

Formas de apoio:

·  Orientação ou coorientação no projeto por pesquisadores do IPT;

·  Acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos do IPT necessários para a execução do projeto;

·  Possibilidade de recebimento de reserva técnica, com recursos da Fundação de Apoio ao IPT, a FIPT, de acordo com as regras previstas no edital;

·  Possibilidade de recebimento de bolsa suplementar da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que já estejam recebendo ou que irão receber bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado);

·  Possibilidade de recebimento de bolsa integral da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que não recebem bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado).

·  Participantes do pós-doutorado não terão a possibilidade de receber bolsa FIPT, mas terão apoio de pesquisadores do Instituto para o pedido de bolsas no âmbito de projetos de pós-doutorado junto às agências de fomento.

Como se candidatar?
São elegíveis estudantes de quaisquer instituições de ensino superior ou instituto de pesquisa cursando mestrado ou doutorado, brasileiros ou estrangeiros. Tanto no caso de orientação somente por pesquisadores do IPT quanto nos casos de coorientação, o estudante deverá estar matriculado no momento da inscrição.

Também poderão candidatar-se estudantes de mestrado, doutorado ou pesquisadores de pós-doutorado com vínculo empregatício que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de interesse para as respectivas empresas.

Os participantes deverão dedicar no mínimo 30 horas semanais às atividades de pesquisa no IPT, ou em sua instituição de ensino e pesquisa. Participantes com vínculo empregatício poderão dedicar 16 horas mensais às atividades de pesquisa.

Para participar do processo é necessário realizar a pré-inscrição por meio do formulário disponível aqui; para confirmação da inscrição, o candidato deve comparecer ao IPT das 9h às 16h com a documentação listada no edital.

Para mais informações, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado