IPT recebe equipamentos do novo laboratório

Entre obras, equipamentos e capacitação em recursos humanos, SP investiu R$ 50 milhões na unidade

qua, 22/02/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Para atender diversos ramos industriais, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aposta no seu novo laboratório de bionanotecnologia. Ao todo, foram investidos na nova unidade pelo Governo do Estado de São Paulo R$50 milhões entre obras, equipamentos, capacitação em recursos humanos e concurso público, realizado em 2011, para contratação de 75 pesquisadores e técnicos.

Fundado em 1989, o IPT é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e atua como elo multidisciplinar entre diversos setores produtivos, tais como universidades, centros de pesquisa e empresas.
A bionanotecnologia é uma área recente da ciência que propõe técnicas, processos e métodos para mudar as propriedades de compostos e materiais muito pequenos, podendo chegar até a um nível molecular.

Uma técnica que será desenvolvida no novo laboratório é a de microencapsular partículas para a área farmacêutica. O objetivo deste estudo é produzir medicamentos que tenham seu princípio ativo programado para atuar apenas em um órgão ou tecido celular especifico, minimizando os efeitos colaterais causados pela medicação.

Outro estudo a ser desenvolvido é o de um lubrificante para motores com propriedades anticorrosivas que é liberado quando o motor atinge uma determinada temperatura. O mesmo princípio terá o revestimento interno de dutos da Petrobras na retirada do petróleo em plataformas submarinas, isso porque o óleo cru sai a uma temperatura média de 200°C e tem em sua composição bactérias que provocam corrosão.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia