IPT recebe comitiva alemã para desenvolvimento de projeto sustentável

O projeto "Sustainable BioInnovation Hub" estabelecerá regras para um desenvolvimento econômico sustentável a partir de conceitos da bioeconomia

qui, 23/08/2012 - 18h59 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu na manhã da última quarta-feira, 22, uma comitiva formada por 16 empresários, pesquisadores e profissionais de entidades governamentais alemãs de pesquisas. O objetivo do grupo é iniciar uma troca de informações e discussões sobre a cooperação entre Brasil e Alemanha para a criação de um centro de bioinovação pelos dois países.

O “Sustainable BioInnovation Hub” visa estabelecer regras para um desenvolvimento econômico sustentável a partir de conceitos da bioeconomia, que estuda o impacto de atividades humanas sobre o meio ambiente. A comitiva apresentou ao diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf, os objetivos do centro, que incluem a criação de projetos de inovação conjuntos, o desenvolvimento de competências e a difusão do conhecimento.

Segundo membros da comitiva, a escolha do Brasil como parceiro no empreendimento é motivada pela abordagem moderna na produção de biomassa, com sistemas bem estabelecidos de conversão, uma bioeconomia já em operação e as dimensões do País. O grande desafio da implantação do projeto do biohub está em como as empresas irão trabalhar em conjunto e as diferentes posições que cada uma delas pode adotar em relação ao compartilhamento de ideias, sem trazer grandes riscos ao meio ambiente.

Do Portal do Governo do Estado