IPT realiza testes aerodinâmicos com bolas de futebol

Bolas foram colocadas em um túnel de vento e simulação de chute, com o auxílio de um canhão de ar comprimido, registradas por um sistema de medição por câmeras

qua, 22/05/2013 - 20h32 | Do Portal do Governo

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Metrologia de Fluidos, do Centro de Têxteis Técnicos e Manufaturados e do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizaram ensaios de aerodinâmica para testar o desempenho das diversas bolas de futebol disponíveis no mercado brasileiro.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As bolas foram colocadas em um túnel de vento e simulação de chute, com o auxílio de um canhão de ar comprimido, registradas por um sistema de medição por câmeras tridimensionais. A ideia era saber quais delas alcançam maiores distâncias e sofrem mudanças em sua trajetória.

“Fizemos os ensaios para determinar exatamente a bola mais rápida, aquela que pode pegar um efeito indesejado e atrapalhar um goleiro, ou até mesmo um jogador que quer chutar em uma direção, mas a bola faz uma curva em outro sentido”, disse Gilder Nader, pesquisador do túnel de vento do IPT.

Assista a reportagem completa.

Do Portal do Governo do Estado