IPT promove seminário sobre produção e uso de plásticos biodegradáveis

nd

seg, 07/02/2000 - 9h50 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Brasil e do exterior, representantes da indústria, do governo e de entidades ambientalistas estarão reunidos no seminário “Produção e Uso de Plásticos Biodegradáveis”, que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizará de 9 a 11 de fevereiro, em São Paulo. O evento acontecerá das 9 às 17 horas, no auditório do prédio 36 de sede do instituto, na Cidade Universitária (zona oeste da capital).

Com propriedades semelhantes às dos plásticos tradicionais e com a característica de se degradarem em ambientes ricos em microorganis-mos no período de seis meses a um ano, os plásticos biodegradáveis en-contram utilização em diversas áreas: embalagens, produtos médicos como fios de sutura, cateteres e próteses, sacos para envolver mudas de plantas, etc.

No Brasil, a Copersucar iniciará neste ano a produção em escala industrial de sua primeira usina de produção de plástico biodegradável feito a partir da cana-de-açúcar. Trata-se de um polihidroxibutirato (PHB) desenvolvido a partir de pesquisas feitas pelo IPT.

Este case será relatado no seminário, junto com pesquisas e desen-volvimentos de outras empresas como Procter & Gamble e Metabolix. Haverá palestras de pesquisadores do Brasil, Alemanha, Suíça e EUA. Também está prevista uma mesa-redonda para o debate de políticas pú-blica e privada visando à produção de plásticos biodegradáveis e as pers-pectivas de comercialização.
O seminário é aberto à participação do público mediante taxa de inscrição de R$ 250,00. Informações e inscrições: www.ipt.br (Cursos), plastbio@ipt.br ou 11 3767 4581.
O evento integra as atividades do Projeto IPT 100 anos, comemo-rativo do centenário do Instituto. Patrocinam o seminário: Banespa, Re-vista Alcoolbrás, Copersucar, Fapesp e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Programa preliminar

9 de fevereiro
Manhã
Biotecnologia na produção de polímeros – Dr. A. Steinbüchel (Univ. Müns-ter
Overview: Outros Plásticos – Dr. José Geraldo C. Pradella (IPT)
Tarde
Síntese microbiológica de plásticos biodegradáveis – Dr. B. Witholt (ETH Höggerberg – Suíça)
Síntese de plásticos biodegradáveis em plantas – Dr. Y. Poirier (Univ. Lau-sanne – Suíça)
Síntese química de plásticos biodegradáveis – Dr. L. Schechtman (Procter & Gamble – EUA)

10 de fevereiro
Manhã
Desenvolvimento de tecnologia no IPT para produzir PHAs a partir de cana de açúcar – Dr. J. G. C. Pradella e Dra. L.F. da Silva (IPT)
CTC Copersucar – Experiência da empresa – Dr. Carlos Vaz Rossel
A cana de açúcar como fonte de insumos para a produção de polímeros bio-degradáveis – Dr. Diogo A. Simões (UFPE – Brasil)
Tarde
Correlação entre estrutura, biodegradação e propriedades de polímeros bio-degradáveis – Dr. S. Goodwin (Univ. Massachussetts – EUA)
Modificações e aplicações potenciais de PHAs – Dr. R. S. Rodriguez (UENF – Brasil)
O poli-(ácido-3-hidroxi-butírico), a busca de um material plástico com boas propriedades térmicas – Dra. Lucia Mei (Unicamp)

11 de fevereiro
Manhã
Procter & Gamble – Experiência da empresa – Dr. L. Schechtman
Metabolix – Experiência da empresa – Dr. Daniel M. Horowitz
Tarde
Políticas pública e privada visando a produção de plásticos biodegradáveis e perspectivas de comercialização (Mesa Redonda).

Mais informações:
Telefones: (O XX 11) 3767 4720 / 224 0566 ramal 262 ou 9911 5502
E-mail: jgarcia@ipt.br