IPT participa de feira naval no Rio de Janeiro

Instituto mostra experiência do tanque de provas e realiza conferência sobre eficiência em propulsão e manobras

qui, 20/08/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está participando do Navalshore 2009 – VI Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, que acontece no Rio de Janeiro até esta sexta-feira, 21. No estande do instituto, são apresentados ensaios de embarcações e plataformas de petróleo no tanque de provas do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval). 

Os visitantes podem ver um tanque de vidro que simula os ensaios com modelos de embarcações e também assistir a um vídeo sobre os testes realizados no tanque do Instituto. Ele está instalado no campus da Cidade Universitária e tem 300 metros de comprimento e gerador de ondas.

Na sexta-feira, o diretor do CNaval, Carlos Daher Padovezi, realiza uma  conferência sobre o aumento de eficiência em navios por meio de inovações em sistemas de propulsão e manobras. Segundo Padovezi, as soluções técnicas que serão apresentadas já existem há algum tempo no mercado, mas atualmente estão se tornando mais valorizadas pelos fabricantes de navios de grande porte e de cabotagem por conta de fatores como custo de combustível e a necessidade de preservação ambiental. 

“A troca de um propulsor pode gerar entre 4% e 7% de eficiência”, afirma o pesquisador. Ele também diz que cascos mais modernos podem render outros 10% de eficiência. “Somados, esses fatores representam grande economia para o transporte marítimo”, diz. 

Do IPT