IPT leva sua experiência com o Observatório de Tecnologia ao Ibama

IPT apresentou ao Ibama sua experiência com o Observatório de Tecnologia e Inovação

seg, 08/12/2008 - 18h05 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Núcleo de Economia e Administração de Tecnologia (NEAT) foram convidados pela equipe de Gestão da Qualidade Ambiental do Ibama a apresentar a experiência do IPT com o Observatório de Tecnologia e Inovação (OTI), existente desde 2002. Nos dias 18 e 19 de novembro, Abraham Yu e Mauro Ruiz estiveram em Brasília e mostraram estudos feitos pela equipe que atua no OTI, além das metodologias utilizadas. A ênfase foi dada a exemplos na área ambiental, devido ao interesse do Ibama, como os projetos ligados ao uso de dormentes, à prospecção da indústria de bioplásticos e das tecnologias para impressão digital. “O órgão tem a perspectiva de montar um observatório em meio ambiente”, explica Ruiz.

Os observatórios são responsáveis por fazer estudos que apontem em quais tecnologias vale a pena investir no futuro. Pesquisadores ligados à C&T, sociologia, economia e até psicologia atuam juntos para entender o mercado e os interesses de cada grupo envolvido, e como conciliá-los. O objetivo final é poder subsidiar a tomada de decisão tanto por empresas quanto por governos, apostando hoje para atingir metas futuras. Para isso, o Observatório do IPT realiza dinâmicas participativas e utiliza metodologias de prospecção (como mesas redondas, brainwriting ou brainstorming, e roadmapping), a fim de extrair o melhor do contato entre os participantes durante o processo. “Este é o nosso diferencial e que poderá ser importante no apoio ao Ibama”, avalia Ruiz.

Segundo os pesquisadores, no Brasil, apenas o IPT e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) – Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – têm experiência consolidada em estudos prospectivos. Para a montagem do OTI, Yu conta que foi feita a análise de vários tipos de observatórios existentes no exterior. Isso, somado à experiência de vários anos na condução de estudos prospectivos, “faz com que a competência do IPT seja bem reconhecida”, completa Ruiz. O pesquisador conta que, após as apresentações, a equipe do Ibama acenou com a possibilidade de parceria com o IPT para dar apoio à montagem do observatório, e que “um elo entre IPT e Ibama possibilita também perspectivas para o Instituto como um todo”.

Do IPT