IPT lança novo site sobre tecnologia nacional

nd

seg, 30/07/2001 - 16h57 | Do Portal do Governo

O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – estará ampliando e aperfeiçoando a qualidade de suas informações com o lançamento de seu novo site, no próximo dia 3 de agosto, a partir das 10 horas. A solenidade será realizada no auditório do Edifício Adriano Marchini, na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

Trata-se de uma iniciativa pioneira na área tecnológica nacional. Diversos produtos e serviços estarão disponíveis para os internautas ligados à pesquisa, imprensa, indústria e comunidade em geral. As informações cobrirão áreas de atuação técnica do Instituto como construção civil, mecânica e eletricidade, transporte, química, biotecnologia, informática, couros e calçados, metalurgia, produtos florestais, geologia e meio ambiente, entre outras. A seguir, um resumo das atividades que estarão sendo implantadas no novo site. Confira:

Tecnologia e inovação ao seu alcance em www.ipt.br

Bate-papo on line
Semanalmente, pesquisadores do IPT estarão debatendo direto com pesquisadores, jornalistas, empresários e o público em geral sobre aspectos tecnológicos de interesse para a comunidade.

Localização de ensaios e calibrações
Um ágil sistema de busca permite localizar ensaios e calibrações realizados pelo IPT, o laboratório e o pesquisador responsável por sua realização.

Fácil acesso às áreas técnicas
Os menus são apresentados enquanto se caminha pelo site, o que permite uma navegação ágil e simplificada pela capacitação multidisciplinar do Instituto.

Serviços de informação tecnológica
Uma pesquisa on line pode ser realizada no acervo técnico da biblioteca do IPT e nas publicações que se encontram à venda. Pode-se solicitar também serviços de informação como, por exemplo, sobre normas técnicas e patentes.

Inscrições on line
Podem ser feitas pelo site inscrições para cursos oferecidos pelo Instituto. Estudantes candidatos a vaga de estágio também podem preencher uma ficha com seus dados curriculares.

Conteúdo renovado sistematicamente
Os sistemas de bases de dados para acesso on line garantem que notícias, eventos e cursos oferecidos estejam atualizados constantemente.

Opiniões tecnológicas e idéias em busca de parceria
O site do IPT apresentará regularmente artigos de seus pesquisadores sobre temas tecnológicos de interesse, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento em busca de parceria.

Recursos futuros
Tutoriais sobre temas de interesse, orçamentos via rede e transmissão de ensaios on line são alguns dos futuros recursos que estão sendo projetados e que, em breve, estarão disponíveis para os clientes e para o público em geral.

Projeto moderno e em dia com as novas tecnologias
Com soluções totalmente baseadas em software livre – como Linux, Apache, my SQL e PHP – o novo site do IPT foi estruturado em bases de dados, para facilitar sua atualização, manutenção e futuras reformulações. Possui um design moderno, com recursos que simplificam e agilizam a navegação. O projeto, realizado e implementado pela Seção de Informática Aplicada da Divisão de Engenharia Civil do IPT, prevê que o site esteja sempre em dia com as mais novas tecnologias dispo-níveis na internet.