IPT: História brasileira no ar

Livro "Pioneirismo nos Céus" narra a pouco conhecida saga da Divisão de Aeronáutica do IPT na aviação nacional

ter, 21/11/2006 - 17h24 | Do Portal do Governo

No ano em que se comemora o centenário do vôo 14-bis de Santos Dumont, o Brasil se volta para o tema da aviação. É importante, porém, não esquecer aqueles que, ao contrário de Santos Dumont, passaram anônimos em suas bancadas e mesas de pesquisa. E para contar mais destas histórias e homenagear os engenheiros, projetistas, pilotos, alunos, assistentes, estagiários e profissionais de apoio que construíram a trajetória da pesquisa aeronáutica e da aviação no IPT, o instituto lança o livro Pioneirismo nos Céus: a História da Divisão de Aeronáutica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (1934-1957). A cerimônia de lançamento será na Casa das Rosas, em novembro (30), com as presenças da secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro, do diretor-presidente do IPT, Vahan Agopyan, e do diretor da Escola Politécnica da USP, Ivan Gilberto Sandoval Falleiros.

O livro foi resultado de um trabalho do historiador Roney Cytrynowicz junto ao Centro de Memória do IPT, rico em arquivos fotográficos e documentos sobre os primeiros passos da aviação brasileira. Conta a história, entre os anos de 1934 e 1957, da Seção de Madeiras, depois Madeiras e Aeronáutica e, por fim, Divisão de Aeronáutica do IPT. A divisão, neste período, desenvolveu uma série de pesquisas que contribuíram para consolidar a engenharia aeronáutica, a indústria aeronáutica e a aviação em nosso país.

Em 1906, exatamente no mesmo ano em que o 14-Bis de Alberto Santos Dumont realizou o seu primeiro vôo, o IPT, na época Gabinete de Resistência dos Materiais da Escola Politécnica, publicava seu Manual de Resistência dos Materiais, com os primeiros ensaios de madeira. A continuidade desta pesquisa, na década 1930, foi o ponto de partida para a criação da Seção de Aeronáutica. Entre as realizações do instituto lembradas neste livro estão o ensaio e classificação de madeiras para a construção de aviões; projeto e construção de protótipos de 17 planadores e aviões; projetos de aeroportos; cálculo e fabricação de centenas de hélices que supriram boa parte das necessidades do país durante a Segunda Guerra Mundial e o suporte técnico dado para a fundação e desenvolvimento da Companhia Aeronáutica Paulista, que fabricou centenas de unidades do “Paulistinha”, que populariza a aviação no Brasil durante o mesmo período. Entre 1957 e 1958 a Divisão deixou o IPT e passou a ser subordinada à Diretoria de Aeroportos, da Secretaria de Viação do Estado.

“A trajetória da aeronáutica no IPT é parte importante da história do País neste setor, efetivando o papel dos institutos públicos de realizar pesquisa e estabelecer parcerias com o setor privado, beneficiando a sociedade”, declara Vahan.

A pesquisa histórica realizada junto ao Centro de Memória do IPT e a edição deste livro contaram com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT).

Serviço

Lançamento do livro Pioneirismo nos Céus – a História da Divisão de Aeronáutica do IPT (1934/1957).

Local: Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37. São Paulo.

Data: 30 de novembro de 2006

Horário: das 10h00 às 12h00

Do IPT