IPT faz auditoria técnica em obras das pistas de Congonhas

O IPT foi contratado pela Infraero para atuar nas obras das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Congonhas, na Capital paulista.

qui, 19/07/2007 - 2h02 | Do Portal do Governo

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) foi contratado pela Infraero para atuar nas obras das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Congonhas, na Capital paulista. O acordo previu a assinatura de dois contratos entre as partes.

No primeiro dos documentos, atribui-se ao IPT a prestação de serviços de auditagem das obras de revitalização do revestimento asfáltico e da pista de pouso auxiliar. A auditoria é feita com base em amostras e de maneira aleatória. No outro contrato, o IPT ganha a responsabilidade de auditar as obras de revitalização do revestimento asfáltico, também de maneira amostral e aleatória, da pista de pouso principal.

O trabalho do Instituto relativo à pista auxiliar já está concluído. No caso da pista principal, os trabalhos estão em fase de conclusão e, até o momento, nenhum relatório foi entregue à Infraero, lembra a direção do órgão. Os relatórios devem ser encaminhados nos próximos dias 27 de julho, 07 e 17 de agosto.

Diversos aspectos devem ser levados em conta durante a auditoria das pistas. De acordo com o IPT, em Congonhas os técnicos se preocuparam com:

– Características (composição granulométrica, teor de ligantes, temperaturas de usinagem e de compactação em pista, aplicação em pista, entre outros) das misturas asfálticas que compõem o binder (camada de ligação da estrutura da base com o revestimento do pavimento);

– Características das misturas que compõem o revestimento asfáltico;

– Características de superfície: irregularidade, declividade, planicidade, atrito (microtextura) e textura (macrotextura).

Manoel Schlindwein