IPT expõe experiências com biomateriais e reciclagem

Plastshow traz alternativas para lidar com o plástico de forma sustentável na indústria

seg, 09/04/2012 - 10h50 | Do Portal do Governo

As alternativas para lidar com o plástico de forma sustentável na indústria vão marcar a presença do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na sexta edição da feira e congresso sobre plásticos, a PlastShow, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 10 a 13 de abril.

Na abertura do evento, a pesquisadora e diretora do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos (CTPP) do IPT, Maria Filomena de Andrade Rodrigues, fará uma exposição sobre o tema Obtenção e Biodegradação de Biopolímeros. Ela mostrará como esses materiais são desenvolvidos e qual seu impacto no meio ambiente. 

“A abordagem sustentável representa hoje uma questão de apoio para as empresas que atuam na área”, afirma Filomena. No que se refere ao desenvolvimento de produtos, a pesquisadora irá focar os biomateriais, como os plásticos feitos a partir do bagaço de cana e de resíduos da indústria de sucos, e os materiais associados a novas tecnologias, como os que têm suas propriedades físicas ou químicas alteradas para fins específicos de aplicação, por meio de recursos de nanotecnologia. 

Durante o congresso, o IPT também manterá um estande na área de exposição, que divulgará os serviços do Instituto relacionados a plásticos, voltados a atender desde as pequenas até grandes empresas. “Será dado destaque também ao apoio que o IPT pode oferecer em projetos inovadores”, afirma o pesquisador Wagner Aldeia, chefe do Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas (LPP).

Serviço

PlastShow – Congresso Sobre Plásticos
Data: 10 a 13 de abril
Horário: das 12h às 20h (feira); das 9h às 18h (congresso)
Local: Expo Center Norte
Entrada franca para a feira

Do Portal do Governo do Estado