IPT entrega relatório sobre construções de S. Luiz do Paraitinga em estado crítico

Medida vai conter instabilidade dos prédios atingidos durante forte enchente em janeiro

qui, 11/03/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento enviou à prefeitura de São Luiz do Paraitinga parecer técnico emergencial do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a condição estrutural de 23 edificações tombadas pelo patrimônio histórico, que foram parcialmente destruídas pela enchente ocorrida em janeiro, na cidade.

De acordo com técnicos, uma prévia da análise já havia sido encaminhada em regime de urgência no decorrer da inspeção, pois foi verificado que nove edifícios estão com a estrutura severamente comprometida e necessitavam urgentemente de obra para evitar desmoronamento. O IPT avaliou as construções em estado crítico e indicou medida para conter a instabilidade dos prédios. A providência vai permitir a manutenção do patrimônio histórico e dar segurança à obra durante o trabalho de reconstrução.

Entre as construções que necessitam de intervenção emergencial, está a Igreja do Rosário, antiga matriz da cidade, construída em meados do século 19. Os especialistas relataram a existência de fissuras de considerável magnitude e infiltração generalizada no interior da edificação. O estudo indicou necessidade de obra emergencial para escoramento da igreja, além de trabalho de manutenção para controle de infiltração.

Foi recomendado escoramento emergencial no prédio da Telefônica e em mais sete edificações, localizadas na Praça Oswaldo Cruz e em outras ruas do centro histórico. O relatório também detalha medidas que devem ser tomadas em mais 14 edifícios que apresentam danos menores. Os técnicos prepararam plantas detalhando como a obra será feita. Nos casos mais graves, foram imediatamente tomadas as medidas necessárias para evitar a queda.

Seleção

O critério para escolha das 23 edificações vistoriadas pelo instituto foi definido pela Prefeitura de São Luiz do Paraitinga em conjunto com a Defesa Civil, que mapeou 425 bens tombados pelo patrimônio histórico na cidade. De acordo com o levantamento, 342 imóveis permaneceram em estado aparentemente íntegro, 65 parcialmente afetados e 18 em ruínas.

A partir desse balanço, a prefeitura solicitou à Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), o financiamento da vistoria do IPT nos 65 imóveis parcialmente prejudicados. O parecer técnico aborda a situação de 23 desses edifícios. As outras 42 construções restantes, menos comprometidas, também estão sendo vistoriadas pelos técnicos do IPT, em uma segunda etapa do trabalho, que vai resultar em novo relatório. Para a realização da primeira fase de estudo, já concluída, o Estado investiu R$ 82.725,20.

Em 20 anos, mais de 15 milhões de investimentos

O Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), da Secretaria de Desenvolvimento, financia serviço especializado do IPT para obtenção de parecer técnico em cidade de pequeno e médio porte. Os temas abordados pelo Patem são planejamento territorial, obra de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduo sólido, recurso hídrico, agricultura irrigada, habitação, distrito industrial, turismo e Arranjo Produtivo Local (APL). O programa existe desde 1989 e, ao longo desses 20 anos, já foram investidos mais de R$ 15 milhões em mais de 500 atendimentos.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria de Desenvolvimento