IPT entrega relatório com recomendações emergenciais para São Luiz do Paraitinga

Especialistas do IPT elaboraram parecer técnico sobre condições estruturais de 23 edifícios parcialmente destruídos pela enchente

qua, 03/03/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento enviou, na última semana, à prefeitura de São Luiz do Paraitinga, um parecer técnico emergencial do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre as condições estruturais de 23 edificações tombadas pelo patrimônio histórico, que foram parcialmente destruídas pela enchente ocorrida em janeiro. De acordo com os técnicos, uma prévia da análise já havia sido encaminhada em regime de urgência no decorrer das inspeções, pois foi verificado que nove edifícios estão com suas estruturas severamente afetadas e necessitavam urgentemente de obras para evitar novos desmoronamentos.

“O IPT avaliou as construções em estado crítico e indicou medidas para conter a instabilidade dos prédios. As providências vão permitir a manutenção do patrimônio histórico e dar maior segurança às obras durante os trabalhos de reconstrução”, explica o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Entre os prédios que necessitavam de intervenção emergencial, está a Igreja do Rosário, antiga matriz da cidade, construída em meados do século XIX. Os especialistas relataram a existência de fissuras de considerável magnitude e infiltrações generalizadas no interior da edificação. Os estudos indicaram a necessidade de obras emergenciais para o escoramento da igreja, além de trabalhos de manutenção para controle de infiltrações.

Além da Igreja do Rosário, foi recomendado escoramento emergencial no prédio da Telefônica e em mais sete edificações, localizadas na Praça Oswaldo Cruz e em outras ruas do centro histórico. O relatório também detalha as medidas que devem ser tomadas em mais 14 edifícios que apresentam danos menores. Os técnicos prepararam plantas detalhando como as obras devem ser feitas. Nos casos mais graves, foram imediatamente tomadas as medidas necessárias para evitar novos desabamentos.   

O critério para escolha das 23 edificações vistoriadas pelo IPT foi definido pela prefeitura de São Luiz do Paraitinga, em conjunto com a Defesa Civil, que mapeou os 425 bens tombados pelo patrimônio histórico na cidade. De acordo com o levantamento, 342 imóveis permaneceram em estado aparentemente íntegro, 65 parcialmente afetados e 18 em ruínas.

A partir desse balanço, a prefeitura solicitou à Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), o financiamento da vistoria do IPT nos 65 imóveis parcialmente afetados. O parecer técnico enviado na semana passada aborda a situação de 23 desses edifícios. As outras 42 construções restantes, que foram menos afetadas, também já estão sendo vistoriadas pelos técnicos do IPT, em uma segunda etapa do trabalho, que vai resultar em um novo relatório. Para a realização da primeira fase de estudos, já concluída, o Estado investiu R$ 82.725,20.

Sobre o Patem

A Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Patem, financia serviços especializados do IPT para obtenção de pareceres técnicos em municípios de pequeno e médio porte. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa existe desde 1989. Ao longo desses 20 anos, já foram investidos mais de R$ 15 milhões em mais de 500 atendimentos.

Da Secretaria de Desenvolvimento