IPT e Instituto de Criminalística começam a investigação do acidente no Rodoanel

Secretário Mauro Arce afirma que é "prematuro" apontar causas pela queda de três vigas das obras de viaduto sobre a Régis Bittencourt

sáb, 14/11/2009 - 16h06 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Mauro Arce disse neste sábado, 14, que, por determinação do governador José Serra, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Criminalística de São Paulo (IC) já começaram a investigação sobre o acidente nas obras do Trecho Sul do Rodoanel. “Foi uma determinação do governador. Além disso, os técnicos da Dersa e do consórcio – responsáveis pela obra – estão acompanhando e analisando todo o caso”, disse Arce, em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado dos Transportes, na Capital.

Segundo o secretário, ainda é prematuro apontar as causas do acidente que provocou a queda de três vigas de um viaduto que está sendo construído sobre a rodovia Régis Bittencourt. Arce disse ainda que, assim que forem descobertas as causas do acidente, os autores da falha serão responsabilizados.

Sobre a segurança das outras pontes e viadutos do Rodoanel, o secretário afirma que das 2 mil vigas já colocadas na obra, nenhuma apresentou defeito. “Em pontes e viadutos já terminados têm passado pesados veículos das empreiteiras sem nenhum problema”, disse Arce. O secretário lembrou que a obra é extremamente complexa, sendo que cerca de 30% do total são de pontes e viadutos. O viaduto sobre a Régis Bittencourt é uma dos últimos a ser construído.

O prazo da obra, que deve ser entregue em 135 dias, será mantido, segundo Arce. “O cronograma continua valendo”. Viadutos, como esse que liga o Trecho Sul ao já utilizado Trecho Oeste do Rodoanel, demoram cerca de 30 dias para serem construídos.

O acidente 

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (13.11) por volta das 21 horas. Três vigas de um viaduto, que está em construção e passa sobre a Rodovia Régis Bittencourt, caíram atingindo dois carros e um caminhão. Os motoristas dos veículos feriram-se levemente e foram encaminhados aos hospitais mais próximos. Até o início da tarde de sábado, duas das vítimas continuavam internadas.

As vigas pesam 85 toneladas, medem 45 metros e têm 2,5 metros de altura cada. A rodovia ficou interditada por cerca de 12 horas para a remoção dos escombros, sendo liberada às 9h45 deste sábado.

O Rodoanel

Iniciado em junho de 2007, o Rodoanel Sul terá 61,4 quilômetros de extensão – sendo 57 quilômetros no eixo do Rodoanel e 4,4 quilômetros na interligação de acesso ao município de Mauá – e será entregue ao tráfego até março de 2010. Com investimentos de R$ 4,6 bilhões, a obra é a maior em execução na América do Sul e interligará o interior do Estado de São Paulo ao litoral sem a necessidade de passar pela capital.

O Trecho Sul ligará as rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta ao Trecho Oeste, que já liga a Castelo Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes.

O lote 5, onde aconteceu o acidente, tem 18,6 km iniciando a partir da ponte sobre a represa Guarapiranga e passando por Itapecerica da Serra até o Embu, onde será ligado ao Trecho Oeste. O consórcio responsável pelo lote tem como líderes as empresas OAS e Mendes Júnior.

Da Secretaria dos Transportes