IPT e Inmetro discutem futuras parcerias

Uma das áreas potenciais de parceria a curto prazo é a de biocombustíveis

sex, 11/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu na semana passada, 2, a visita do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro, João Jornada. Durante o encontro, o presidente do Inmetro manifestou a intenção de fortalecer as parcerias entre as duas instituições para aumentar as ofertas de calibração, certificação, rastreabilidade e acreditação, e atender melhor às demandas do desenvolvimento. Segundo Jornada, uma das áreas potenciais de parceria a curto prazo é a de biocombustíveis.  

Ele conheceu o Centro Tecnológico da Indústria da Moda (Cetim), o Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos (Cinteq) e o Centro de Engenharia Naval e Oceânica (Cnaval).

O presidente do Inmetro também participou de uma reunião com os diretores dos centros do IPT e destacou o trabalho de modernização do Instituto. Ele disse que a instituição federal, uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirma-se cada vez mais como uma entidade que promove os interesses combinados do desenvolvimento e da científica. Explicou que para que o Inmetro seja capaz de cumprir sua missão é necessário se fortalecer em pesquisa. Para isso modernizou seus laboratórios e está contratando mais doutores. 

Jornada convidou a diretoria do IPT para uma visita ao Inmetro em Brasília (DF), na expectativa de estreitar possíveis parcerias. O diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, concordou. “Vamos fazer uma caravana ao Imentro para aumentar a sinergia em nossa cooperação”, disse.

Do IPT