IPT e Dersa assinam protocolo para cooperação técnica

Objetivo é promover ações relacionadas a obras e empreendimentos de alto conteúdo tecnológico no setor rodoviário

qui, 04/11/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Dersa Desenvolvimento Rodoviário S. A. assinaram um protocolo de intenções para cooperação técnica na semana passada, 28. Com duração de um ano, o objetivo da parceria é promover ações pertinentes a obras e empreendimentos de alto conteúdo tecnológico no setor rodoviário.

O presidente João Fernando Gomes de Oliveira e o diretor de operações e negócios Álvaro José Abackerli representaram o IPT.  Pela Dersa, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes, participaram o diretor-presidente José Max Reis Alves e o diretor de engenharia Pedro da Silva.  O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, João Carlos Maranha, parabenizou a iniciativa das instituições. “Essa cooperação é fundamental para o Estado e para o País. O IPT tem capacitação para acompanhar a construção e o gerenciamento de obras e empreendimentos rodoviários”, afirmou.

O IPT possui importante atuação nas áreas de meio ambiente, construção civil, transportes, materiais e ensaios especializados. A execução de empreendimentos rodoviários, pela Dersa, especialmente os de grande porte, exige a realização de estudos e a implementação de ações que valorizem a segurança, a qualidade de vida e o meio ambiente. “Queremos ter o IPT como padrão de segurança”, disse o presidente da Dersa.

Em 2009, o Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas, Obras e Infraestrutura e de Ambiente Construído (Cetae, Ct-Obras e Cetac) do IPT deram apoio tecnológico para a instalação do trecho sul do Rodoanel. Contratado pela Dersa, o instituto estudou alternativas de pavimento que contribuíssem para tornar mais brando ruídos, impactos ambientais da obra, desenvolvimento de medidas de controle de erosão e assoreamento, controle de poluição de cargas difusas e a preocupação em mitigar os impactos quanto aos recursos hídricos. “A experiência acumulada poderá ser aplicada em outras obras rodoviárias de grande porte e nos futuros trecho leste e norte do Rodoanel”, concluiu Gomes de Oliveira.

Da Dersa