IPT desenvolve software para sorteio da Nota Fiscal Paulista

O software e a metodologia de sorteio eletrônico da Nota Fiscal Paulista foram desenvolvidos por uma equipe técnica do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade (Ciam) do IPT […]

dom, 04/01/2009 - 14h47 | Do Portal do Governo

O software e a metodologia de sorteio eletrônico da Nota Fiscal Paulista foram desenvolvidos por uma equipe técnica do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade (Ciam) do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O primeiro sorteio mensal desse programa da Secretaria da Fazenda, em dezembro, premiou um milhão de bilhetes de consumidores.

A confiabilidade do sorteio é garantida pela geração de números aleatórios, “que não sejam previsíveis”, explica Antonio Carlos Amorim, responsável pelo software, desenvolvido na linguagem de programação Java. Para isso, foi utilizado o algoritmo de criptografia AES, recomendado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, dos Estados Unidos. Trata-se de uma fórmula matemática, com valor inicial de 16 dígitos, designada para gerar um milhão de combinações numéricas de 0 a 9, que representam os bilhetes sorteados.

O coordenador do projeto, Alessandro Santiago dos Santos, explica que os quatro últimos dígitos dos quatro primeiros prêmios da Loteria Estadual Paulista compõem esse valor inicial, chamado de “semente”. Ao digitar os 16 números no programa, gera-se um milhão de combinações. “O processo dura apenas 19 segundos”, afirma Santos. O software está disponível no site da Secretaria da Fazenda. Com o total de bilhetes participantes, a “semente” e o número de prêmios possibilitam conferir na tela do computador o resultado do sorteio.

Do IPT