IPT apresenta estudos sobre a sanidade das árvores urbanas

Evento acontece na segunda,22, dentro do projeto Árvore Saudável realizado para a Prefeitura de São Paulo

sex, 19/09/2008 - 16h05 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, apresentam na segunda-feira (22), das 10 horas ao meio-dia, métodos e ferramentas desenvolvidos a partir de estudos sobre sanidade das árvores urbanas, dentro do projeto Árvore Saudável realizado para a Prefeitura de São Paulo

As pesquisas intensificaram-se em 2004, após um acidente com vítima fatal devido à queda de uma árvore na capital paulista. Equipes do IPT desenvolveram metodologia para identificar o estado de saúde das árvores urbanas, muitas vezes afetadas de maneira irreversível pela ação de fungos e cupins, além de medidas adequadas para cada caso. Desenvolveu-se também um software, com apoio de técnicos do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT, o Ciam, para sistematizar a aplicação da nova metodologia na cidade de São Paulo.

No início deste mês de setembro, equipe do CT-Floresta foi a Brasília ministrar curso sobre a metodologia do IPT para técnicos responsáveis pela população arbórea urbana do Distrito Federal. Novamente com apoio do Ciam, o software desenvolvido originalmente para São Paulo deverá ser adaptado para Brasília para aplicação a partir do próximo ano. Abre-se, assim, a possibilidade de transferir esse conhecimento para outras regiões do País, aumentando a segurança na relação entre populações e árvores urbanas, fundamentais para a qualidade de vida nas cidades, semeando mais verde e vida em outras localidades brasileiras.

Serviço

 “Árvores da cidade”
Local: IPT, auditório Cid Vínio (prédio 36), Cidade Universitária, zona Oeste da capital, das 10h00 às 12h00. P

Do IPT