IPT adquire equipamento para testar airbags

Único na América Latina, equipamento será usado para testar permeabilidade do ar em airbags

dom, 04/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Têxteis e Confecções do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) adquiriu o único equipamento disponível hoje na América Latina para testar a permeabilidade do ar nos tecidos utilizados para a fabricação de airbags. Esse equipamento, que será obrigatório para todos os veículos produzidos no Brasil até 2014, atua em conjunto com o cinto de segurança, para aumentar a segurança dos ocupantes do carro no caso de fortes colisões. No momento do acidentes, sensores instalados em pontos específicos do veículo acionam o dispositivo.

A instalação de airbags foi sancionada pela Lei nº 11.910, de 18 de março de 2009 e as definições para seu uso estão dispostas na Resolução nº 311, de abril de 2009, juntamente com o cronograma para sua implantação nos carros nacionais e importados. Por sua vez, a Portaria nº 190 de junho de 2009 estabelece os procedimentos necessários para concessão do código para veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e dispõe em seu Anexo XI sobre os ensaios e avaliações que devem ser realizados no veículo e em seus componentes.

Entre os requisitos para fabricação de um airbag, destaca-se a necessidade do uso de materiais que apresentem alta resistência, estabilidade térmica, boas características de envelhecimento e permeabilidade ao ar. Pesquisas estão sendo realizadas para o desenvolvimento e avaliação do desempenho dos têxteis técnicos utilizados para essa aplicação, os quais podem ser compostos por um único material têxtil ou por uma combinação de materiais.

Esses ensaios serão feitos no IPT a partir de abril. Os testes serão realizados de acordo a norma ASTM D 6476:2008 – Standard Test Method for Determining Dynamic Air Permeability of Inflatable Restrain Fabric, que verifica a qualidade do tecido e sua capacidade de inflar e desinflar – simulando a ação a que este material estará exposto caso acionado em um veículo.

O Laboratório de Têxteis e Confecções também realiza outros testes para a indústria automotiva, como ensaios de caracterização e de desempenho em materiais têxteis de revestimento de interiores.

Do IPT