IPq tria idosos com depressão para tratamento com nova técnica

Os transtornos depressivos no idoso requerem tratamento prolongado, por períodos de até 2 anos ou mais. A maior sensibilidade desses indivíduos a determinados efeitos adversos pode comprometer sua adesão ao […]

sáb, 31/05/2008 - 19h54 | Do Portal do Governo

Os transtornos depressivos no idoso requerem tratamento prolongado, por períodos de até 2 anos ou mais. A maior sensibilidade desses indivíduos a determinados efeitos adversos pode comprometer sua adesão ao tratamento ou criar situações de risco. Portanto, é nesse grupo populacional que a escolha da forma de tratamento ganha particular importância.

O Grupo de Estimulação Cerebral do Instituto de Psiquiatria – IPq – HCFMUSP está aceitando inscrições de homens e mulheres, de 55 a 75 anos, que apresentem depressão nas formas leve e moderada, para estudo e tratamento com estimulação magnética transcraniana (EMT), que pela primeira vez será realizado com a ajuda de equipamento de neuronavegação inédito no Brasil, possibilitando ao médico visualizar em 3D a região exata do cérebro a ser estimulada, resultando na maior eficácia do procedimento.

Não serão aceitos: pacientes portadores de outros transtornos psiquiátricos ou doença orgânica grave não controlada (neoplasias, cardiopatias, patologias digestivas, diabetes mellitus tipos I e II); indivíduos com história de epilepsia, neurocirurgia com implante de clipes metálicos, trauma craniano e implante de marcapasso cardíaco.

Do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

(S.M.)