IPq discute AIDS e saúde mental em simpósio internacional

Evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho , no teatro da Faculdade de Medicina da USP

ter, 15/04/2008 - 14h10 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza em junho o I Simpósio Internacional de AIDS e saúde mental do IPq – HCFMUSP.  

Organizado pelo Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do IPq – HCFMUSP, o evento acontece nos dias 19, 20 e 21, no teatro da Faculdade de Medicina da USP ( Av. Dr. Arnaldo, 455 -Metrô Clínicas), e é voltado a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e profissionais de áreas afins.

A AIDS vem se tornando uma doença crônica e, com isso, os pacientes convivem com a enfermidade por muitos anos, o que não acontecia antes do advento do coquetel anti-retroviral. Por outro lado, os transtornos psiquiátricos como depressão, dependência e abuso de álcool, drogas e tabaco, entre outros, são cada vez mais frequentes nessa população, havendo expressiva carência de profissionais na rede pública que tenham conhecimento nas duas áreas: psiquiatria/saúde mental e AIDS.

O evento reunirá os principais pesquisadores e profissionais da área no Brasil e no exterior, entre os quais: André Malbergier, Davi Uip, Mariângela Simão, Maria Clara Gianna, Caio Rosenthal, entre outros, além dos estrangeiros: Stephen Ferrando, Mark Halman e Jeffrey Parson.

Do IPq-HCFMUSP