Ipen pesquisa alternativa para fabricar produto utilizado na área de medicina nuclear

Tecnologia utilizada gera menor volume de rejeitos sólidos e líquidos

qua, 13/01/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou, em dezembro, a participação do Brasil no Projeto de Pesquisa Coordenado (CRP) para o desenvolvimento de técnicas para produção de molibdênio-99, utilizando urânio-235 de baixo enriquecimento por fissão neutrônica.

O molibdênio-99 é a matéria-prima para a produção de geradores de tecnécio-99, um radiofármaco utilizado em cerca de 80% dos exames para diagnóstico médico. Desde maio de 2009, há uma grave crise internacional no fornecimento desse radioisótopo produzido somente em reatores nucleares, prejudicando os pacientes.

O projeto para desenvolver o radioisótopo será coordenado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) por meio da diretoria de Radiofarmácia (Dirf), com previsão de conclusão no final de 2010. A ação faz parte da estrutura do projeto para construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Vários grupos de pesquisadores do instituto participam diretamente do projeto incluindo, como as diretorias de Radiofarmácia, de Projetos Especiais (DPE) e os Centros do Combustível Nuclear (CCN), de Química e Meio Ambiente (Cqma), de Ciência e Tecnologia dos Materiais (Cctm) e de Células a Combustível (Ccch).

No projeto da AIEA, a tecnologia a ser desenvolvida é a de dissolução ácida, que utiliza alvos de urânio metálico e gera menor volume de rejeitos sólidos e líquidos. O Chile é o primeiro país participante do CRP que irá utilizar essa tecnologia em larga escala.

O urânio-235 de baixo enriquecimento (abaixo de 20%) é fissionado e gera vários isótopos, entre eles o molibdênio-99 e o iodo-131, também utilizado em medicina nuclear. Argentina, Canadá, África do Sul e demais países produtores de molibdênio-99 utilizam a técnica da dissolução básica, dissolvendo o urânio irradiado com uma base.

O Ipen também retoma essa linha de desenvolvimento já pesquisada no passado, utilizando miniplacas elaboradas pelo CCN. As miniplacas contendo o urânio-235, foram produzidas no CCN e passarão, ainda não irradiadas, por experimentos de dissolução e simulações do restante do processo de separação e purificação do molibdênio-99.

Sobre o Ipen

O Ipen é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento. O instituto é gerenciado técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) do Ministério de Ciência e Tecnologia.  

Do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares