Ipem vai intensificar fiscalização de isqueiros

Em vigor desde o dia 1º de junho, medida visa combater falsificação do produto

sáb, 06/06/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Isqueiros a gás descartáveis e recarregáveis de plástico que estiverem à venda sem o novo selo holográfico do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), serão apreendidos pela fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. 

A presença do selo do Inmetro é mais uma garantia para o consumidor na hora de adquirir o produto. O isqueiro é um artigo inflamável e, se for fabricado com matéria-prima inadequada ou de baixa qualidade, pode explodir e causar queimaduras durante o manuseio. A medida, que está valendo desde a última segunda-feira, 1, tem por objetivo dificultar a entrada de isqueiros falsificados no País. 

O novo selo possui, além da marca do Inmetro, a sigla RBT (de Regulamento Técnico Brasileiro), acompanhados das inscrições “Declaração do Fornecedor” e “Segurança”. A principal mudança, no entanto, está num código gravado para cada marca e modelo de isqueiro certificado, visível apenas com laser.

Questão de segurança

Para obter a certificação do Inmetro, o fabricante deve atender todos os requisitos da norma NBR-ISO 9994 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê ensaios de altura máxima e mínima da chama, resistência a pressão interna, queda e temperaturas elevadas.

Serviço

Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br