Ipem vai fiscalizar componentes cerâmicos para alvenaria

Operação fiscalizará 108 lotes de produtos coletados em estabelecimentos comerciais

seg, 09/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza nesta terça-feira, 10, a “Operação João-de-Barro” para fiscalizar as dimensões (comprimento, largura e altura), além do septo e parede de componentes cerâmicos para alvenaria como bloco, tijolo maciço, elemento vazado e canaleta. 

A operação examinará 108 lotes dos produtos coletados em estabelecimentos comerciais.  Esse trabalho será realizado simultaneamente nos laboratórios de São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto. 

Em 2008, a mesma operação analisou 48 lotes de componentes cerâmicos e reprovou 11 (22.92%) por erros nas dimensões (largura, altura e comprimento), números que devem estar gravados em uma das faces dos produtos. 

As empresas que forem autuadas deverão tirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência. 

Do Ipem