Ipem-SP sedia treinamento para fiscais de ônibus escolares

Eles serão responsáveis por fiscalizar 6 mil veículos em todo o país

ter, 02/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) sedia até quinta-feira, 4, o treinamento do Inmetro para fiscais de todo o Brasil para inspecionar os ônibus escolares do programa “Caminho da Escola”, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso, teórico e prático, tem carga horária de 16 horas e capacitará os profissionais que irão inspecionar 6 mil ônibus escolares destinados ao transporte de estudantes da educação básica das redes públicas nos estados, Distrito Federal e municípios, incluindo a zona rural.

Padronização

Os veículos serão pintados de amarelo e terão faixa de transporte escolar e faixas refletivas, além de boa iluminação para permitir leitura. Montados sobre chassis com fortes longarinas, os ônibus passarão por testes estruturais em relação a vários tipos de impacto.

No quesito segurança, serão equipados com um sistema impedindo a abertura da porta quando em circulação. O cinto de segurança do condutor deve ter três pontos, enquanto os dos outros passageiros devem ser subabdominais.

Outro item obrigatório é o cronotacógrafo eletrônico, que registra dados como data, hora, velocidade, rotações por minuto, latitude e direção, informações especificadas por tempo, evento, identificação do condutor e do ônibus escolar.