Ipem-SP reprova papel higiênico fora da medida

A maior irregularidade desta operação foi encontrada pelo laboratório de São José do Rio Preto

qui, 21/08/2008 - 17h31 | Do Portal do Governo

O  Instituto  de  Pesos  e  Medidas  do  Estado  de  São Paulo (Ipem-SP), autarquia  vinculada  à  Secretaria  da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou nesta semana as medidas de 46 rolos de papel higiênico de folha simples  e dupla (de 20, 30, 50, 60 e 300 metros) vendidos no Estado.Oito lotes  apresentaram  irregularidades, como comprimento largura menores do que o indicado no pacote (17,39%).

Em 2007, uma operação semelhante a essa, denominada “De olho no Rolo”, examinou 42 lotes de papel higiênico e 11 lotes apresentaram erros quantitativos (26,19%). “Apesar da diminuição, o índice de irregularidades ainda é muito alto e causa prejuízo ao consumidor”, afirma Vera Lúcia Gonçalves, supervisora técnica do núcleo de fiscalização de pré-medidos do Ipem-SP.  A situação se agrava pela dificuldade para se conferir a medida correta no local da compra.

“O consumidor não tem como saber qual rolo está no tamanho certo. Rolo de papel mais fino não quer dizer que esteja irregular, pois alguns são compactados. É por isso que a fiscalização do Ipem-SP é constante”, enfatiza Vera Lúcia Gonçalves.

Os rolos foram analisados nos oito laboratórios do Ipem no Estado. Para verificar se as dimensões correspondem ao indicado na embalagem, os técnicos desenrolam o papel higiênico e medem o comprimento e a largura do papel.

A maior irregularidade desta operação foi encontrada pelo laboratório de São José do Rio Preto. Faltavam em média 83,5 metros (27,82%) no comprimento do papel “Dubbon” de 300 m x 10 cm, da empresa Multipaper do Brasil Comércio de Papel Ltda. Em uma das amostras chegou a faltar quase 105 metros de papel no rolo. As outras duas marcas analisadas por este laboratório (“Bl Plus” e “Finus”) foram aprovadas.

Das seis marcas (“Mili”, “Scott”, “Neve”, “Mirafiori”, “Aro” e “Personal”) verificadas pelo laboratório da Capital, apenas duas apresentavam medidas inferiores às informadas e foram reprovadas. Falta em média de 19 cm (0,38%) no comprimento do papel higiênico aerado “Mirafiori” de 50 m x 10 cm da Manikraft Guainazes Ind. e Com. de Celulose e Papel Ltda. Falta em média de 65 cm (0,22%) no comprimento do papel higiênico institucional “Mili” de 300 m x 10 cm da Mili S/A.

No interior, além de São José do Rio Preto, foram encontradas irregularidades nos laboratórios de Campinas e Ribeirão Preto. Em Campinas, metade das seis marcas (“Primavera”, “Scott”, “Bl Plus”, “Dama”, “Mili Bianco” e “Stxlus”) foram reprovadas por erros na média das embalagens analisadas.

Os erros encontrados em Campinas foram os seguintes: falta em média de 49,2 cm (0,82%) no comprimento do papel “Primavera” de 60 m x 10 cm da Manikraft  Guainazes Ind. e Com. de Celulose e Papel Ltda; falta em média de 15 cm (0,25%) no comprimento e de 0,2 cm (2%) na largura do papel Mili Bianco  de  60  m  x 10 cm da Mili S/A; Falta em média de 30 cm (0,5%) no comprimento  do papel Stxlus de 60 m x 10 cm da Sepac Serrados e Pasta de Celulose Ltda.

Em Ribeirão Preto das seis marcas analisadas (“Paradiso”, “Paloma”, “Sublime”, “Rib”, “Classis” e “Bob”), apenas uma foi reprovada. Falta em média de 51 cm (1,7%) no comprimento do papel “Classis” de 30 m x 10 cm da Carta Goiás Indústria e Comércio de Papéis Ltda.

Os laboratórios de Bauru, Presidente Prudente, São Carlos e São José dos Campos analisaram no total 25 lotes de papéis higiênicos e houve 100% de aprovação.

As empresas irregulares foram autuadas e devem retirar os lotes de produtos defeituosos dos pontos de venda. Há um prazo dez dias para apresentação de defesa junto à superintendência do Ipem-SP. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa, que varia de R$ 100,00 ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(M.C.)