IPEM-SP reprova 17% dos produtos hospitalares

Foram fiscalizados 77 itens como lençóis descartáveis, algodão, gaze, curativos, imobilizadores, luvas e fitas cirúrgicas

qua, 21/10/2015 - 22h19 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos de Medidas do Estado de São Paulo) reprovou 17% dos produtos hospitalares comercializados em São Paulo. Denominada Operação “Alô Doutor”, a análise fiscalizou 77 itens como lençóis descartáveis, algodão, gaze, curativos, imobilizadores, luvas e fitas cirúrgicas, além de checar se o conteúdo de tais produtos eram compatíveis com a informação publicada na embalagem.

As avaliações foram feitas nos laboratórios do IPEM-SP nas cidades de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e na capital paulista.

Veja aqui o estudo completo

Uma marca de lençol hospitalar obteve o maior número de irregularidades e outro erro foi constatado em Ribeirão Preto. Naquela cidade, das 20 compressas cirúrgicas de gaze, todas estavam com erros no comprimento.

Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

No caso de produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor), as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando em casos de reincidência.

Orientação para o consumo
O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.

Clique aqui para acessar o guia. 

Do Portal do Governo do Estado