Ipem-SP recebe Prêmio Nacional de Metrologia 2009

Projeto premiado fiscaliza produtos para defender o consumidor de irregularidades

qui, 25/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, receberá nesta sexta-feira, 26, o Prêmio Nacional de Metrologia 2009, na categoria “Contribuição para Melhoria dos Serviços Metrológicos”.

Concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais deste instituto em defesa do consumidor.

O projeto premiado é o “Operações Especiais – Fiscalização de Pré-Medidos”. As ações dessas operações são planejadas e permitem manter o controle metrológico dos produtos, principalmente daqueles que apresentam altos índices de irregularidade.

A programação das operações é feita com base em dados do Departamento Intersindical   de   Estatística   e  Estudos Socioeconômicos  (Dieese)  sobre  o consumo da família média brasileira e os resultados  obtidos  na fiscalização nos últimos seis meses. Desta forma, 75% da fiscalização é direcionada  a  produtos  alimentícios  e 25% a não-alimentícios. Os técnicos fiscalizam produtos de  grande  consumo  popular  como  hortícolas,  adoçantes, derivados  do  leite, produtos farmacêuticos,  higiene, limpeza e escolar, entre outros.

O instituto também realiza operações especiais para produtos comercializados apenas sob encomenda, de consumo específico (hospitais, escolas e agricultores) e de lojas especializadas e temáticas que atendem a grupos étnicos.

Premiação 

A cerimônia de premiação será realizada na sede do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro. Para  receber  o  prêmio  foram  convidados o superintendente do Ipem-SP, Fabiano  Marques  de Paula, o diretor de Metrologia Legal e Fiscalização, Paulo  Roberto  Lopez (autor do projeto) e João Carlos Barbosa Lima, que ocupava  o  cargo  em  2008.  “Esse prêmio simboliza o reconhecimento do  esforço  do Ipem-SP para desenvolver novos métodos e ações que garantam a proteção  do  consumidor  no  Estado de São Paulo, além de representar um estímulo  para  que  continuemos  cumprindo  nosso  papel  com eficácia e transparência”, comemora Marques de Paula.

Dia do Metrologista

A premiação aos profissionais do Ipem-SP acontece no Dia do Metrologista. O especialista da medição é o aliado do consumidor.  Ele atua para garantir que o consumidor receba o produto ou serviço com a qualidade.