Ipem-SP recebe alunos da Faculdade de Direito de Diadema

Alunos integram o projeto “Observatório Social das Relações de Consumo”

ter, 26/02/2008 - 9h56 | Do Portal do Governo

O  Instituto  de  Pesos  e  Medidas  do  Estado  de  São Paulo (Ipem-SP), autarquia  vinculada  à  Secretaria  da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu  nesta  sexta-feira,  22  de fevereiro, 11 alunos da Faculdade de Direito  de  Diadema  que  integram  o  projeto  “Observatório Social das Relações de Consumo”, do Procon, com parceria do Ipem-SP.

Os alunos do curso de Direito, acompanhados pela professora de Direito do Consumidor,  Mariângela  de  Souza  Moreira  Gomes  e pelo coordenador do Observatório  Social,  José  Ricardo  Bastos,  tiveram  a oportunidade de conhecer o Núcleo de Fiscalização de Pré-Medidos, onde puderam acompanhar as atividades dos técnicos.

Visitaram  também  o  Centro  Tecnológico,  responsável  pela  emissão de certificado  de  calibração e de verificação para instrumentos de medição (medidor  de  pressão  arterial  ou  balança,  por exemplo). Além disso o Laboratório  de  Massa  também  realiza  ajustes  nos  padrões  de  pesos utilizados na fiscalização do Ipem-SP e na indústria.

A  visita  foi  finalizada  com uma palestra do ouvidor, Luiz Henrique de Almeida e Silva e da advogada Sonia Amaro sobre as inúmeras atividades do Ipem-SP.

Segundo  o  ouvidor,  “o  Ipem-SP está constantemente analisando diversos itens, para que o consumidor possa adquirir produtos com mais segurança”.

O  Observatório  Social  das Relações de Consumo é uma proposta criada em 2002,  suas atividades são desenvolvidas com a participação de estudantes e  lideranças  comunitárias, integrados às prefeituras, universidades, ao Ministério  Público  do  Estado  de  São  Paulo,  aos órgãos de defesa do consumidor estadual e municipal e à sociedade civil organizada.

Para  a  aluna  do  5º  ano  do curso de Direito, Rosecléa de Souza, “foi fantástica  a visita, pois, pôde ter noção da imensa estrutura do Ipem-SP e da importância das atividades desenvolvidas aqui”.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No  site  http://www.ipem.sp.gov.br,  além  de  informações  sobre toda a legislação  metrológica  e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização,  orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(L.F.)