Ipem-SP realiza Operação Verão nesta segunda

Laboratórios do Instituto no interior examinarão 62 lotes de cosméticos

seg, 25/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza na nesta segunda-feira, 25, a “Operação Verão” para fiscalizar produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor) mais consumidos nesta época.

Os laboratórios do Ipem-SP nas cidades de Bauru, Campinas Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto examinarão simultaneamente 62 lotes de cosméticos como filtro solar, xampu, clareador de pelos e cremes para a pele das mãos, lábios e cabelos; repelentes; bebidas de verão como água mineral e de côco, repositor hidrotônico, sucos e refrigerantes; além de sorvetes.

“Este é o período em que esses produtos são muito consumidos e a oferta no mercado também é maior, por isso intensificamos a fiscalização rotineira e promovemos uma operação especial para evitar abusos que causem prejuízo ao consumidor”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Em 2009, a Operação Verão analisou 60 lotes de produtos, dos quais 3,33% apresentaram erros.

Do Ipem-SP