Ipem-SP realiza megaoperação na região de Presidente Prudente

Ação faz parte do Projeto “Mais Ipem para São Paulo” que pretende aproximar o instituto do cidadão e oferecer novos serviços para setores empresariais

dom, 17/06/2007 - 15h56 | Do Portal do Governo

As regionais de Presidente Prudente e Araçatuba do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizaram uma grande operação de fiscalização nas duas cidades. A ação faz parte do Projeto “Mais Ipem para São Paulo” que, além de incrementar a fiscalização, visa aproximar o instituto do cidadão e oferecer novos serviços para setores empresariais.

Elementos cerâmicos, materiais elétricos em geral, preservativos, brinquedos, bombas de combustíveis, produtos juninos, refrigerantes e pãezinhos, além da fiscalização rodoviária de veículos transportadores de produtos perigosos, são alguns dos itens fiscalizados pelo Ipem-SP.

De 11 a 14 de junho foram verificadas 188 bombas de combustíveis na Região de Presidente Prudente. No total, dez bombas foram autuadas e dessas, oito foram interditadas para reparos, por falhas que prejudicam o consumidor.

Três equipes da Divisão de Metrologia e Qualidade visitaram, entre os dias 12 e 14, 43 supermercados, lojas de material elétrico, farmácias, lojas de eletrodomésticos, entre outros estabelecimentos localizados no centro e shoppings de Prudente e no centro de Araçatuba. Foram verificados 84.136 unidades de cordões conectores, materiais elétricos em geral, pneus, caixas de fósforo, bebedouro, embalagens de álcool, mangueiras e reguladores para gás de cozinha, mamadeiras, preservativos, brinquedos, fios e cabos e isqueiros. Foram apreendidos por falta do selo do Inmetro 107 unidades de cabos conectores, 316 brinquedos e 113 isqueiros.

Cerâmica e produtos perigosos

Por meio da Operação João de Barro, técnicos do Ipem-SP percorreram indústrias de elementos cerâmicos, tais como blocos, tijolos, canaletas e elementos vazados, em 16 municípios da região oeste do Estado. Foram 115 visitas, as quais resultaram em 80 autuações, por falta de indicação quantitativa, erros quantitativos em prejuízo do consumidor e produtos fora de padronização. Em conseqüência das irregularidades, foram retiradas do comércio 246.341 unidades. As fiscalizações ocorreram nos dias 4, 5, 12, 13 e 14 deste mês.

Nos dias 13 e 14 de junho, o Ipem-SP verificou 44 veículos que transportavam produtos perigosos pela Rodovia Raposo Tavares (SP 270), no município de Presidente Prudente. As principais irregularidades constatadas dizem respeito a deficiências no sistema de suspensão, nos freios e no sistema de iluminação e sinalização, além de pneus em mal estado.

No total, 21 foram autuados (47,72%) e notificados a corrigir de imediato os problemas e reapresentar o veículo a uma unidade de inspeção do Ipem-SP ou de outro Estado. Dentre os autuados, 12 tiveram o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendido cautelarmente.

No período de 11 a 14 de junho, as equipes do Núcleo de Fiscalização de Produtos Pré-medidos de Presidente Prudente visitaram 17 estabelecimentos de venda de refrigerante, água de coco, sucos, entre outras bebidas de consumo imediato, para verificar se estavam sendo comercializados de forma correta (em um copo com uma linha de referência e o valor nominal grafado). Três estabelecimentos foram autuados e 1.280 copos descartáveis foram apreendidos. Além disso, os fiscais autuaram três mercearias por venda de pão francês por unidade em desacordo com a portaria que determina que seja vendido por peso.

Durante a operação especial de fiscalização de produtos juninos realizada pelo Ipem-SP, na última segunda-feira, 14 de junho, o laboratório de Pré-Medidos de Presidente Prudente detectou a segunda maior irregularidade do Estado, Dos seis produtos verificados na região, três foram autuados. O maior índice de irregularidade ficou com a geléia de mocotó com leite “Garibaldi”, cujas amostras continham em média 72 gramas a menos do que o 1,5 kg indicado na embalagem.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem

(J.H.)