Ipem-SP passará a fiscalizar selo do Inmetro em eletrodomésticos

Órgão recomenda aos consumidores redobrar a atenção na hora da compra e somente levar o produto para casa se tiver com o selo afixado

qui, 03/01/2013 - 10h21 | Do Portal do Governo

A partir de agora, 97 famílias de eletrodomésticos só poderão ser vendidos ao consumidor com a certificação (selo) do Inmetro. Desde o dia 1º de janeiro de 2013, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões, fornos elétricos, secadoras de roupa, entre outros produtos, passaram a ser fiscalizados pelo Ipem-SP.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Fabricantes e importadores destes aparelhos já estavam impedidos de disponibilizar ao varejo equipamentos fora das exigências do Inmetro desde o dia 1º de julho de 2012, quando foram estabelecidos os requisitos de conformidade para aparelhos eletrodomésticos e similares.

O superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado, recomenda aos consumidores “redobrar a atenção na hora da compra e somente levar o produto para casa se tiver com o selo afixado”. As multas para quem não cumprir as exigências variam de R$ 800 a R$ 30 mil. O Inmetro disponibilizou um guia com os aparelhos que estão obrigados a seguir as normas. Acesse o site do órgão para conhecer os produtos.

Do Portal do Governo do Estado