Ipem-SP participa da Enqualab 2006

Congresso e Feira da Qualidade em Metrologia, acontece em São Paulo no Centro de Convenções Frei Caneca.

seg, 29/05/2006 - 15h53 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-sp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participará da sexta edição da ENQUALAB – Congresso e Feira da Qualidade em Metrologia, que acontecerá em São Paulo a partir desta Segunda-feira, 29 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca. O Superintendente do Instituto, Dr. Newton Machado Morales, estará presente na solenidade de abertura do evento (18h30min), realizado pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo – REMESP – da qual o Ipem-sp também é sócio-membro. Neste dia haverá Palestra Magna com o tema: “Santos Dumond, os 100 anos do vôo 14 Bis – Como os fundamentos metrológicos contribuíram para este feito”.

O Ipem-SP atua em todo o Estado de São Paulo na área da Metrologia Legal através de fiscalizações com base nas Portarias do Inmetro, além de trabalhos de avaliações da conformidade de produtos e serviços, e tem como objetivo a proteção do cidadão nas suas relações de consumo, saúde e segurança. Além disso, o Centro Tecnológico do Ipem-sp (CETEC) é referência em tecnologia e comprometimento nos trabalhos de calibração em todas as grandezas: massa, pressão, dimensional, temperatura, massa específica, volume, entre outras.

Os laboratórios de medição de massa e pressão integram a Rede Brasileira de Calibração, acreditados pelo INMETRO. Em breve o laboratório de massa específica também fará parte da RBC. O CETEC presta serviços empresariais nos mais variados segmentos, através da elaboração e emissão de certificados com rastreabilidade dos padrões, determinação da incerteza das medições, com diferencial na credibilidade de um órgão que atua na área de metrologia há 39 anos.

Os laboratórios do Ipem-sp também trabalham na elaboração de laudos técnicos e de exames para uma grande variedade de instrumentos, produtos e materiais, atendendo os requisitos das normas ISO. Nos dias do evento estará presente também, o Supervisor Técnico do CETEC, Flávio Floret, para outros esclarecimentos técnicos.

O Diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem-sp, Oswaldo Alves Ferreira Júnior, que também faz parte da Diretoria da REMESP, será moderador em duas palestras na terça-feira, 30 de maio, cujos temas são: “Modelo de Atuação da Metrologia Legal no Brasil XXI” e “Tendências para o controle de peso de veículos nas rodovias”. O Chefe de Divisão de Serviços Especiais, Engenheiro Márcio de Moraes, do mesmo departamento, também será moderador em mais três palestras na mesma data. Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esse e outros assuntos do Ipem-sp podem ser obtidos pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 013.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.

Outra forma de contato com as atividades do Ipem-sp é o www.ipem.sp.gov.br. No site além de informações sobre toda a legislação metrológica vigente no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar os detalhes das pesquisas diárias realizadas pelo Instituto.

O ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br é mais um canal oferecido ao cidadão para os contatos com o Instituto.