Ipem-SP orienta na compra de produtos típicos do Carnaval

Dicas ajudam a evitar fraudes e compra de produtos irregulares

qui, 12/02/2015 - 10h14 | Do Portal do Governo

Com a chegada do Carnaval, aumenta a procura por fantasias e acessórios típicos. Para garantir que os consumidores não sejam lesados, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) destaca algumas dicas importantes.

Na hora de comprar fantasias é importante conferir a composição têxtil do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto. Também devem estar informados razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ, país de origem, nome e percentual das fibras que compõem o tecido, além de indicações para conservação do produto e indicação do tamanho ou dimensão. Todas essas informações contribuem para evitar alergias e, consequentemente, riscos à saúde.

Já os itens voltados à diversão infantil, como confete e serpentina, devem trazer o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a classificação etária indicativa, o que garante que foram testados e não representam riscos à saúde do consumidor.

Ao comprar ou adquirir preservativos masculinos é importante observar se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Isto garante que o produto passou por testes antes de sua comercialização. Vale ressaltar que é fundamental verificar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação e conferir o prazo de validade.

Na compra de qualquer produto que tenha sido pesado e embalado na ausência do consumidor (pré-medidos), é preciso ficar atento às informações contidas na embalagem. A etiqueta deve apresentar indicação quantitativa (peso/volume) realizada pelo ponto de venda ou pelo fabricante. Além disso, o valor da tara/embalagem deve ser informado e estar descontado do peso do item. Na dúvida, sobre a fidelidade dos dados, o mais adequado é utilizar a balança do próprio ponto de venda para conferir os dados.

O consumidor que notar ou desconfiar de irregularidades pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP por meio do telefone 0800-013-0522 e do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

No site do Ipem está disponível o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que deve ser observado na compra de diversos produtos.

Do Portal do Governo do Estado